criar um curriculo de graça passo a passo de forma simples aprenda

Publicidade

As pessoas que estão em busca de uma vaga de emprego necessitam ter conhecimentos para elaborar um bom currículo profissional para que consiga obter os resultados que almeja. Assim, existem alguns métodos para elaborar um currículo com estrutura simples e direta que consiga chamar a atenção dos recrutadores de maneira positiva. Além disso, é importante que os candidatos saibam usar as informações certas com intuito de destacar seu perfil como profissional. Sendo assim, separamos nesse artigo diversas informações relevantes para que aprenda o passo a passo para criar um currículo.

Publicidade

Passo a passo para criar um currículo.

1-Busque entender o sentido real dos currículos.

De modo geral, é necessário que o seu documento de currículo de maneira resumida e objetiva, consiga convencer o recrutador que você pode ser uma boa opção de contratação. Ou seja, o intuito desse documento é conseguir destacar as habilidades e competências de um profissional para que ele seja chamado para uma entrevista de emprego. Também é importante para que o recrutador possa analisar o seu perfil profissional é alinhado aos interesses de profissional buscado pela empresa.

Os dados inseridos no seu currículo podem mostrar as experiencias profissionais que já obteve até hoje, para que o recrutador tenha uma ideia sobre as contribuições que podem ser realizadas por você, para vantagens da empresa. Vale lembrar, que currículo, é a porta de entrada para que os recrutadores saibam sobre seu perfil profissional. Os currículos devem desenvolver nos recrutadores uma determinada curiosidade para que ele te chame para entrevista.

curriculo

 

Afinal, por que uma empresa contrata alguém?

Embora pareça uma pergunta irrelevante, muitas vezes os candidatos nunca param para imaginam nesse sentido. Isso é, o motivo real pelo qual a empresa está disponibilizando uma vaga de emprego. Afinal, uma empresa quando abre uma vaga é porque precisa de um profissional com habilidades e competências especificas para ocupar um cargo dentro de um departamento para obter melhores resultados. Então, consequentemente, gerar mais lucros, clientes, aumentar as vendas e assim por diante.

Dessa maneira, todas as vezes que for participar de um processo seletivo para vaga de emprego deve refletir sobre o seu papel junto aos interesses da empresa. Não deixe de refletir então sobre os alinhamentos de seus interesses para os da empresa. Desse modo, é possível determinar se é profissional que a empresa está buscando.

Qual a relevância dos currículos nesse processo?

Primeiro, os currículos possuem papel de realizar o primeiro contato entre os candidatos e os recrutadores. Além disso, é possível que os recrutadores possam verificar as habilidades e capacidades do perfil do candidato. Vale lembrar que desde esse primeiro contato os recrutadores já estão avaliando os dados sobre os candidatos abordados nesse documento. Então os currículos são muito importantes para que os candidatos tenham o primeiro acesso as empresas que estão disponibilizando a vaga de emprego.

criar curriculo

 

2- Procure usar três regras básicas para construir um currículo. 

Verdade. 

É importante ressaltar que você deve ser verdadeiro e evitar acrescentar habilidades, competências e qualificações as quais você não possui dominação. Isso não significa necessariamente que você não pode falar dos seus talentos e qualidades, mas deve defini-los com autenticidade verdade. Então, em nenhuma hipótese minta sobre algo no seu documento de currículo. Vale lembrar, que todos os seus dados serão checados pela empresa que está disponibilizando a vaga e isso pode consequentemente ocasionar em possíveis constrangimentos que você não deseja passar.

Publicidade

Tenha simplicidade.

De modo geral, você deve tentar ser o mais simples possível para que o recrutador consiga avaliar os seus dados rapidamente. Isso porque, é bem possível que esse profissional esteja com a carga diária de diversas habilitações para serem realizadas e os currículos mais simples tendem a ganhar pontos positivos, na seleção de candidatos que serão chamados para uma entrevista de emprego.

Eficácia.

Por fim, a última regra é que você tenha objetividade e coerência nas suas palavras que serão transmitidas ao recrutador por meio do currículo. Afinal, será necessário que você consiga chamar atenção do recrutador para que ele tem um interesse de te chamar pra entrevista de emprego. Então seja direto, mas com coerência para que consiga alcançar seus objetivos.

 

3- Os currículos devem ser diretos.

Comissionamos em alguns tópicos acima, o documento de currículo é o cartão de visitas do candidato para empresa. Assim, é extremamente importante elaborar um documento que cause interesse por parte do recrutador na trajetória profissional do candidato. Uma boa alternativa é evitar usar textos muito extensos e diversas páginas do documento de currículo que acabam ocasionando em um excesso de dados. Vamos imaginar, que assim como seu currículo o recrutador deve analisar dezenas de outros candidatos por meio desse documento. Para que você consiga se destacar, deve se atentar que isso não será feito por meio da quantidade de palavras inseridas neste documento. No entanto, você chamar atenção do recrutador por ter um currículo totalmente direto.

Sendo assim, você deve escrever a suas palavras com bastante clareza e objetividade principalmente nas suas experiências profissionais para que ela seja um evidenciadas. É importante que nesse tópico, você sempre deixa algumas informações ausentes como forma de gerar o interesse no recrutador para te conhecer pessoalmente por meio da entrevista.

 

4- Organizar as informações do seu currículo. 

Basicamente, esse é um dos pontos mais importantes para que você consiga ter uma boa construção do documento de currículo usando a ligação das três regras básicas que informamos acima. Ou seja, o recrutador precisa pegar o seu currículo e rapidamente entender que você possui uma vida profissional e tem interesses alinhados ao da empresa. Nossa dica é que você é opte em usar blocos, fontes e tamanho de letras distintas para melhorar a estrutura do seu currículo. Vale lembrar, que sempre você deve colocar as suas experiências profissionais começando pelas mais atuais e ir direcionando-se aos empregos mais antigos.

 

5- Atenção redobrada com português.

Embora, muitas pessoas acreditem que isso não deve ser mencionado nesses tópicos de informações e levantes. É sempre bom ressaltar que você deve ter atenção redobrada quanto aos erros de português na hora de elaborar seu currículo. Afinal, por se tratar de um documento que beneficia uma primeira impressão, os erros de português podem acabar transmitindo uma imagem ruim o seu respeito principalmente se comparado como um profissional. Desse modo, o melhor a se fazer é realizar uma revisão detalhada após terminar o seu currículo para que a chance de cometer erros português diminuiu bastante.

Também, você pode usar alguns métodos para evitar algumas palavras, para não deixar o seu currículo com uma cara muito repetitivo. Assim você irá conseguir algumas vantagens sobre os demais candidatos que estão apresentando seus currículos para o recrutador. Vale lembrar, que objetividade e veracidade dos dados podem ser um dos maiores segredos para ter um currículo excepcional. Você também pode optar em usar alguns corretores online para que os trechos com erros gramaticais sejam eliminados do seu documento.

 

6-Insira no seu currículo apenas informações relevantes.

Ainda que pareça algo repetitivo, você deve ser realmente direto e não realizar rodeios conta suas palavras do seu documento de currículo. Por isso, você deve selecionar quais são as informações relevantes que irão fazer parte desse documento. Uma boa tentação é que você selecione competências, habilidades e conhecimentos que interessam a empresa que está disponibilizando a vaga. É possível também usar algumas regras básicas nesse estante para que consiga estruturar melhor as suas informações. Por exemplo, usar informações relacionadas a vaga que está concorrendo, habilidades que interessam a empresa e assim por diante.

Primeiro emprego. 

Possivelmente, caso esteja buscando pelo primeiro emprego no mercado de trabalho, deve se atentar a elaborar um currículo que te disponibilize o acesso a uma vaga. Vale lembrar, que você não precisa ficar aterrorizado por não possuir experiências profissionais empregos anteriores no seu documento de currículo. Afinal você pode usar atividades extracurriculares, habilidades, competências e até mesmo algumas experiências que foram adquiridas na escola, faculdade, etc.

Muitas pessoas acabem temendo as entrevistas de emprego e a elaboração de currículos pelo fato de não terem experiências no mercado de trabalho. Contudo, as experiências adquiridas por meio de voluntariado, cursos, intercâmbios, eventos e demais fatores também são consideradas importantes pelos recrutadores empresas contratantes. Basta, organizar e usar esses dados ao seu favor para que consiga a vaga do seu primeiro emprego com o currículo bem estruturado.

 

Dicas adicionais.

1- Procure investir em conhecimento.

Certamente, para que você consiga ter uma carreira profissional de sucesso é necessário não apenas caprichar no seu currículo, mas também adquirir novos conhecimentos para se manter sempre bem atualizado. Nossa orientação é que você realize investimentos em cursos, eventos, especializações e demais competências que podem ser atribuídas a sua carreira profissional. Vale lembrar, que autoconhecimento será o principal fator que te levar ao sucesso por toda sua vida. Também, investir em conhecimento nunca será considerado como investimento ruim. Embora, esteja trabalhando ou não conhecimentos adicionais com certificação comprovada pau dente destacar no mercado de trabalho.

2- Se atente as oportunidades.

Todos os profissionais presentes no mercado atual devem estar sempre bem atentos as novas oportunidades. Isso porque, o mundo está constantemente passando por diversos avanços em setores distintos, e uma hora isso pode acontecer para sua área de atuação. Então, levando também em consideração a dica mencionada acima você deve sempre estar atento a novas oportunidades de atuação dentro do mercado de trabalho. Então, os aperfeiçoamentos podem te ajudar ainda mais nesse processo.

 

3-Procure usar canais especializados para empregos.

Atualmente, estamos vivendo na era da modernidade proporcionado pelo alcance que a internet nos oferece. Dessa maneira, é importante que você invista em canais de comunicação específicos para divulgação de vagas de emprego e para manter relacionamentos profissionais no mercado. Como por exemplo o LinkedIn, onde é possível encontrar todas essas opções para obter um emprego ou manter relacionamentos profissionais dentro do mercado de trabalho.

Agora que já sabe todo passo a passo para criar seu currículo. Não perca mais tempo e use todas as nossas dicas e orientações para que consiga elaborar um excelente currículo e obter sucesso profissional.!

 

Agora Que já Leu as Dicas? Faça o Seu Curriculo
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Criar Currículo. Todos os direitos reservados