Fazer um currículo fácil e eficaz

Publicidade

Todos sabem que existem algumas regras a serem seguidas na hora de elaborar um currículo para que consiga obter bons resultados. Afinal, esse documento tem extrema importância para aqueles que buscam por um emprego. Isso porque, por meio deles que os candidatos podem conseguir uma entrevista de emprego para tentar ocupar uma vaga de emprego que está sendo ofertada por empresas contratantes. Contudo, não se sabe ao certo quais são as características que mais são avaliadas pelos recrutadores para conseguir elaborar um bom currículo.  Desse modo separamos nesse artigo diversas orientações para que descubra como escrever um currículo fácil e eficaz.

Publicidade

Como escrever um currículo fácil e eficaz?

1- Seja verdadeiro.

Primeiramente, quando for escrever um documento de currículo é fundamental que tem a verdade em suas palavras. Ou seja, você em nenhuma hipótese deve acrescentar competências e habilidades ou até mesmo qualificações que não sejam do seu perfil. Isso porque, além de poder de causar um grande constrangimento, uma hora ou outra a verdade irá vim à tona. Então, destilado todas as mentiras e coloque apenas dados verídicos sobre o seu perfil profissional que evidenciem suas habilidades e competências para que você tenha mais chances de ocupar a vaga que está sendo disponibilizada.
fazer curriculo

2-Currículo simplificado.

Existem muitas pessoas que pensam que o currículo deve estar cheio de palavras complexas. No entanto, uma das atribuições mais importantes que são avaliadas pelos recrutadores nos currículos é a simplicidade. Assim, você deve ser simples ao elaborar o seu currículo, mas de maneira que ele fique bem estruturado.

3- Seja eficaz. 

Sem dúvidas, os currículos necessitam de eficácia para chamar atenção do recrutador. Por isso, seja direto para que o recrutador consigo analisar as suas informações e relacionar os seus dados de acordo com a vaga que está sendo ofertada. Dessa maneira, nada de usar textos extensos e complexos que dificultem análise rápida por parte do recrutador do seu currículo.

fazer um curriculo

 

Veja abaixo todos os itens de um currículo completo simples e eficaz;

  • Cabeçalho do currículo– Primeiramente, neste tópico você deve colocar alguns dados essenciais para o seu documento de currículo. Por exemplo, nome completo, idade, estado civil, telefones para contato atualizado, e-mail e endereço residencial.
  • Objetivos profissionais-Insira, quais são os seus objetivos profissionais juntamente com a sua área de atuação dentro de uma empresa.
  • Conhecimentos e habilidades– Nessa parte, você deve escrever um pouco sobre as suas características, competências, habilidades profissionais que sejam capazes de se destacar no processo seletivo para uma vaga de emprego.
  • Dados de formação acadêmica– Então, nessa opção você deve colocar sobre os seus cursos, faculdades, graduações e demais formações acadêmicas que contribuem para complementação do seu currículo profissional.
  • Conhecimentos adicionais– Desse modo, em seu currículo você deve colocar todos os dados de conhecimentos adicionais em técnicas de áreas de atuação distintas. Isso é, conhecimentos com idioma e habilidades adicionais não encontradas facilmente e que você possui.
  • Experiências- Escreva no seu documento de currículo todas as experiências profissionais que adquiriu encargos e empresas anteriormente ocupados por você.
  • Informações adicionais– Por fim, nessa parte do seu currículo deve conter alguns dados interessantes a respeito do seu perfil profissional que podem ser atribuídos aos interesses da empresa. Por exemplo intercâmbios culturais, trabalhos voluntários, especializações e participações em eventos. Entretanto, busque selecionar apenas as informações relacionadas aos interesses da empresa conta contratação de um novo funcionário.

criar um curriculo

 

Principais fatores que são levados em consideração pelos recrutadores ao ler um currículo:

Publicidade

  1. Análise se as áreas de interesse do candidato estão bem determinadas.
  2. Se o currículo apresenta algum erro gramatical, ou de concordância sobre o português.
  3. O currículo deve conter dados sobre a personalidade do candidato.
  4. Período de intervalos entre os empregos anteriormente ocupados pelo candidato. Também, o tempo em média em que o candidato permanece dentro de uma empresa tendo como base os dados dos empregos anteriores.
  5. Os recrutadores analisam se os candidatos tem se esforçado para obter uma qualificação profissional melhor para se manter atualizado no mercado de trabalho.
  6. Por fim, os recrutadores analisam a coerência dos candidatos de acordo com as informações prescritas em seus currículos.

Considerações finais. 

Em conclusão, como mencionamos os conteúdos acima existe uma série de dicas que podem ser usadas para que você consiga elaborar um currículo simples e totalmente eficaz. Então, não deixe de usar as nossas orientações para elaborar um ótimo currículo de emprego e conquistar a vaga junto a empresa que deseja.

 

Agora Que já Leu as Dicas? Faça o Seu Curriculo
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Criar Currículo. Todos os direitos reservados