Aprenda o Passo a Passo de Como Enviar Currículo Por E-mail

Publicidade

Atualmente, encaminhar seu currículo de maneira presencial saiu de moda e virou coisa do passado. Entretanto, entrega-lo através do e-mail se tornou mais rápido, pratico e moderno. Utilizando deste método você consegui atingir um número mais elevado de contratantes em menos tempo.

Publicidade

Grande parte das empresas contratantes disponibilizam este serviço para receber currículos. Enfim, grande parte delas optam apenas por este meio de entrega, eliminando a entrega presencial. Pensando neste ponto, existe um número mais elevado de concorrentes para a mesma vaga, o que deixa este número muito maior do que no passado.

Portanto, você precisa fazer com que seu currículo se destaque junto aos outros. Para que isso aconteça, você deve envia-lo da maneira correta, dando ênfase aos detalhes, pois, isto irá aumentar suas chances de ser selecionado para uma entrevista.

Veja, a seguir, uma lista com 06 dicas para que o envio do currículo por e-mail se destaque:

Aprenda o Passo a Passo de Como Enviar Currículo Por E-mail

1. Crie um e-mail para uso somente profissional

Para que o envio do seu CV seja bem-sucedido, fique sempre atento aos detalhes, como já foi dito anteriormente. Para isso NUNCA utilize de e-mails pessoais, que contenham apelidos ou nomes engraçados de qualquer tipo.

Publicidade

Exemplo deles são: gatinha@internet.comjonsnowdasilva@internet.com ou danadinha123@internet.com.

Grande parte das empresas utilizam como maneira padrão para a criação de e-mails o primeiro e último nome. Para que seu endereço de e-mail seja bem visto faça uso deste mesmo padrão na criação de seu e-mail profissional. Por exemplo, se o seu nome completo é: José Maria dos Santos Marques, de preferência para criar o e-mail assim: josémarques@internet.com. Se este endereço não for aceito pelo plataforma escolhida, acrescente hífen, underline ou até números.

Se tratando da foto de perfil do seu e-mail, não utilize de fotos em que você aparece em momentos íntimos e pessoais. Selecione uma foto profissional.

2. Salve o currículo em modo PDF

Aprenda o Passo a Passo de Como Enviar Currículo Por E-mail

Vamos imaginar que você usou o editor de textos MS Word para elaborar seu modelo de currículo. Assim que concluído e salvo no formato .docx, você deverá seguir estes passos:

  • Selecione a opção Arquivo
  • Após isto, Salvar como
  • Escolha um nome para o Currículo que você irá lembrar com facilidade, posteriormente, por exemplo “Jose_Marques_CV”
  • Escolha a opção salvar em PDF
  • Deixe em um local acessível, exemplo: a área de trabalho.

Não é indicado que você envie o seu currículo com o formato .docx porque este é um formato editável. PDF garante somente a opção leitura, sendo assim, o documento não poderá ser alterado.

3. Escolha um assunto do e-mail

Várias vezes, o assunto escolhido de uma mensagem irá definir se vale a pela ser lida ou não. Para deixar claro a finalidade do seu e-mail, e que ela seja indicada da maneira correta é necessário que você adicione “Currículo” ou “CV” antes do seu nome.

Logo após, adicione o seu objetivo profissional, ou seja, qual vaga que você deseja concorrer. Exemplo: CV José Marques – Vaga: Gerente Administrativo.

Observação! Algumas vagas disponibilizam um código de referência, o mesmo deverá ser incluído no assunto, ele geralmente está publicado no anúncio. Fique atento nisto!

4. Crie um texto para o e-mail que seja chamativo

Introdução

Se estiver ao seu alcance o nome do contratante, comece com uma saudação do tipo “Caro Marcos” ou “Prezada Helena”. Se você não souber o nome do recrutador, utilize apenas “Caro(a)”, “Prezado(a)” ou o tradicional “Olá!”.

Evite sempre utilizar saudações como “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite”. Estas estão adequadas apenas para apresentações presenciais e contatos pessoais. Apesar que entendemos suas boas intenções ao utilizar estes modelos de saudações, no entanto, você não poderá adivinhar em qual horário do dia o recrutador estará lendo o seu CV.

Apresentação

Faça uso do primeiro parágrafo do texto para realizar um pequena apresentação sobre você. Fale seu nome e sua atual posição profissional. Fale de maneira breve sobre sua experiência e sua formação profissional. Deixe claro o motivo pelo qual se interessou pela vaga em questão, e indique em qual lugar encontrou o anúncio referente a vaga.

Não se esquece que isto é apenas uma introdução para o seu currículo, não se empolgue e reescreva todo o seu CV novamente no corpo do e-mail. No entanto, seja breve, objetivo e otimize o seu tempo e também o tempo do contratante.

Agradecimentos

Demonstre sua expectativa por um futuro contato, porém, sem exageros se coloque à disposição para dúvidas e futuros contatos. Fale que seu currículo esta anexado. q

Use saudações para se despedir ,como:“Atenciosamente”, “Cordialmente”, “Grato(a)” ou “Saudações”.

Aprenda o Passo a Passo de Como Enviar Currículo Por E-mail

5. Anexe o arquivo do currículo

Não se esqueça de maneira alguma de anexar seu Currículo em PDF como ja lhe foi ensinado no passo 2.

Enfim, lembre-se de não colocar o currículo corpo do e-mail, pois, isto irá dificultar a leitura do recrutador e impedira que seu currículo seja salvo pelo mesmo.

6. Planeje o acompanhamento

Por fim, assim que realizar o envio do email, marque uma semana após no seu lembrete para solicitar um feedback, se por acaso não receber uma resposta dentro deste período. Você pode questionar se seu e-mail foi recebido ou se o processo de seleção ainda esta disponível.

Não seja muito invasivo ou insistente demais. Se você não obteve nenhuma resposta, relacionada ao seu e-mail, veja se a empresa possui um site oficial e encaminhe seu currículo por ele.

criar um curriculo de graça passo a passo de forma simples aprenda

Agora Que já Leu as Dicas? Faça o Seu Curriculo
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Criar Currículo. Todos os direitos reservados