Descubra Como se Comportar no Primeiro Emprego

Publicidade

Certamente seu primeiro emprego vai ser uma peça determinante para o futuro da sua carreira. Afinal é nesse momento que começa a adquirir experiência profissional e faz a construção de sua imagem, evidenciando o que pode se tornar futuramente. Então para que tudo nessa fase ocorra bem e não cometa algum erro, separamos algumas dicas. Veja nesse artigo diversas informações para que descubra como se comportar no primeiro emprego.

Publicidade

Dicas para se Comportar no primeiro emprego

1- Busque aprender tudo que puder

É muito importante que busque aprender ao máximo com seu primeiro emprego para aproveitar sua porta de entrada ao mercado de trabalho para obter sucesso. Sendo assim é fundamental que busque aprender ao máximo, desenvolva todas as suas habilidades e competências, tanto técnicas quanto comportamentais para que tenha uma rede de relacionemos sadia é formada em eventuais causas futuras.

2- Busque ter postura profissional

Ainda que não esteja em seu trabalho para aprender, tenha em sua mente que sua postura e se Comportar no ambiente de trabalho deve ser profissional. Então, não adianta nada ficar sentado, como se estivesse apenas ouvindo um professor falar com postura passiva. Isso porque essa posição não é considerada nada atrativa no mercado de trabalho. Por isso, essa deve ser sua primeira grande mudança para ser um profissional. Assim orientamos que assuma uma postura mais ativa, e que tenha em mente que está sendo constantemente avaliado, quanto seu trabalho e seu comportamento.

3- Faça construção de relacionamentos

De modo geral, você deve cuidar muito bem do seu networking, para que consiga ter um bom crescimento profissional. Assim como na escola ou faculdade, busque grupo de pessoas que se identifique para construir relaxamentos, fazendo grupos determinados para realizar trabalhos em equipe dentro da empresa quando necessário. Contudo é importante deixar claro, que no ambiente de trabalho sem sempre trabalhos com pessoas com quem temos afinidade ou gostamos, por isso nessas horas ser profissional é indispensável para que o trabalho não seja afetado em nenhum momento por esse fator.

 

4- Seja observador

Tenha muita cautela e atenção para observar o quanto o trabalho desenvolvido por você tem impacto sobre os colegas de trabalho e sobre os resultados finais da empresa. Isso porque na faculdade ou escola, caso não faça algo em determinada disciplina as consequências são apenas suas, mas no ambiente de trabalho, caso não faça algum trabalho pode ser que prejudique outro funcionário ou até mesmo todos. Ou seja, você não pode ver mais em visão individual, deve ter uma responsabilidade por todas suas atividades na empresa.

Sendo assim, se atentar em observar o ambiente de trabalho é fundamental para que saiba como construir uma boa imagem no primeiro emprego. Além disso, você também deve levar outros fatores em consideração como, as roupas dos demais funcionários, a forma de falar e demais informações que pode ser muito útil.

5- Tenha cautela quanto a sua postura

Ainda que tenha uma excelente formação acadêmica, e possui fala fluente em mais de três idiomas, parecer uma pessoa arrogante e prepotente pode te prejudicar quando a sua imagem na empresa. Por isso não comece achando que sabe de tudo, mostre que está sempre disposto a aprender e que está ali de forma igualitária aos demais funcionários.

6- Aprenda a receber Feedback

Muitas pessoas não sabem, mais no primeiro emprego é fundamental saber receber alguns Feedback. Ou seja, é importante saber ouvir e tirar todas as informações importantes de uma conversa para que tenha melhorias. Basicamente você deve saber compreender e escutar os Feedback, sem rebater nem se justificar, pois isso não combina com o assunto.

 

7- Saiba pedir ajuda

Ainda no primeiro emprego, você deve saber a importância de pedir ajuda sempre que precisar. Além disso, você deve pedir ajuda antes de fazer qualquer erro grave. Contudo, ao contrário que muita gente imagina, isso não prejudica sua imagem, não pedir ajuda que prejudica a forma com que te veem como profissional.

Publicidade

8- Tenha referências

Para que consiga ter uma ideia mais ampla e formada de onde se quer chegar, você precisa ter uma ou várias referências profissionais. Além disso, orientamos que escolha uma pessoa que admites e que tenha acessibilidade para conversar sobre a carreira profissional. Por exemplo, um professor antigo, um executivo da empresa que trabalha, um familiar de área de atuação que almeja e assim por diante.

Considerações Finais

Ao ingressar no primeiro emprego, grande maioria dos jovens temem e não sabem ao certo como se comportar devido a sua falta de experiência no mercado de trabalho. Sendo assim essas dicas vai te ajudar a se posicionar e aprender em seu primeiro emprego para que consiga fazer dessa oportunidade um salto para seu sucesso profissional. Então não perca tempo, e use nossas orientações para que tenha uma carreira profissional promissora usando seu primeiro emprego como base.

Agora Que já Leu as Dicas? Faça o Seu Curriculo
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Criar Currículo. Todos os direitos reservados