Veja Como se Preparar Para a Entrevista do Primeiro Emprego

Publicidade

Caso esteja em busca de uma entrevista para o primeiro emprego mais não sabe como começar uma conversa com recrutador, não fique assustado. Isso porque grande parte das pessoas para pela mesma situação e isso é totalmente normal. Então como iniciante no mercado no trabalho, separamos neste artigo diversas dicas sobre uma entrevista de emprego. Descubra neste artigo como se preparar para uma entrevista do primeiro emprego.

1°- Saiba como se vestir

Primeiramente os candidatos devem se preocupar com o básico de uma entrevista de emprego, principalmente sobre o que vestir. Afinal essa decisão não é tão fácil de se tomar, já que cada hoje em dia o mercado busca diversos tipos de profissionais e a roupa diz muito a respeito de cada um deles. Assim os cuidados com a aparência merecem atenção, pois podem influenciar diretamente em todo processo de contratação. Sendo assim o melhor a se fazer é fazer uma visita na empresa para saber como os profissionais e o lugar se comporta quanto as roupas. Dessa maneira, caso seja uma empresa conservadora, use trajes sociais, caso seja uma mais despojada, busque roupas mais modernas e assim por diante.

Publicidade

Entretanto, em casos de dúvida sobre o que usar, opte sempre pelos trajes mais sociais. Isso porque as chances de acertar são maiores do que de errar. Afinal se chegar em um ambiente com roupa mais formal e ver que sua roupa não condiz com o lugar, basta tirar a gravata, o paletó, usar a camisa por fora da calça e assim por diante. Até porque ir do social ao esporte é mais fácil do que ir de roupas esportes para sociais. Assim o mesmo vale para as mulheres, quando a seus cabelos, unhas, joias e bijuterias a serem usadas, tudo influencia diretamente na entrevista.

 

2°- Cautela quanto ao que se diz na entrevista

Uma dica valiosa, é sempre tomar cuidado sobre o que vai dizer para o entrevistador. Então não use gírias e nem cometa erros de português, fale apenas o que for necessário e responda a tudo que lhe perguntarem. Vale lembrar que você estará sendo avaliado, e o recrutador vai usar todos os critérios de avaliação para saber se é o que a empresa necessita.

3°- Busque valorizar suas experiências acadêmicas

Geralmente o que mais se pensa sobre os processos seletivos, são os resultados de experiências de emprego anteriores pelos candidatos. Entretanto, se estiver em sua primeira busca por emprego, o seu recrutador vai saber que não possui experiência profissional e nem resultados, mas isso não significa que suas chances são menores.

Para isso basta explorar seus resultados acadêmicos, as participações em eventos, congressos, seminários, cursos, trabalhos e assim por diante. Dessa forma todas essas informações podem complementar seu currículo e sua entrevista para que seja bem visto com pessoas que tem experiência.

4°- Situações de desafios

Uma dica valiosa para você, é que saiba que as entrevistas de emprego geralmente são baseadas em situações de seu cotidiano. Sendo assim para não correr risco de ter um branco em sua entrevista, é importante deixar sua mente preparada para essas situações. Por isso busque lembrar com antecedência situações em que foi desafiado e teve que resolver o problema rapidamente.

Provavelmente alguma pergunta de situações de desafios podem surgir em uma entrevista. Dessa forma, não se importe com a simplicidade de algumas tarefas, basta apenas informar como solucionaria o problema, para que o entrevistador tenha conhecimento de suas ações.

Atualmente as empresas estão buscando profissionais que resolvam problemas com eficiência e simplicidade. Então cada vez mais aplicam esses testes para ter conhecimento das ações dos profissionais que desejam contratar.

5°-Estude a empresa que solicitou a entrevista

Claramente antes de fazer a entrevista, você deve fazer uma pesquisa sobre a empresa que almeja trabalhar. Por isso use a internet como ferramenta de pesquisa para saber sobre a história dessa empresa, a concorrência, a produção, o que eles procuram em um funcionário e assim por diante. Vale lembrar que é necessário imaginar como pode ser sua contribuição do desenvolvimento junto a empresa, caso seja questionado o motivo de querer trabalhar.

 

6°-Pontos fortes e fracos como profissional

Um detalhe que também merece destaque, é ter conhecimento sobre quais são seus pontos fortes. Assim já vai ficar preparado para demonstra-los caso sejam solicitados em exercícios e perguntas do recrutador. Mas não se esqueça, que também é necessário saber os pontos fracos, para que saiba o que precisa desenvolver, isso tudo precisa ficar claro, caso seja solicitado pelo entrevistador.

Publicidade

7°- Seja você mesmo ao realizar a entrevista

De acordo com pesquisas, todos os entrevistadores já sabem que o candidato vai estar nervoso para entrevista, isso é naturalmente compreensível. Contudo todos vão fazer de tudo para que o candidato se sinta mais à vontade e deixe o nervosismo de lado. Dessa forma o melhor a se fazer é sempre ser você mesmo. Sendo assim não use mentiras, histórias que não pareçam verídicas, ou qualquer algo do tipo para impressionar o entrevistador.

Apenas seja você mesmo para conseguir agir naturalmente. Além disso, todos os processos seletivos de candidatos para emprego, buscam a pessoa certa para a vaga certa. Desse modo caso não consiga a vaga, não significa que seja um profissional ruim, mas apenas que tinha um que atendia mais ao perfil solicitado pela empresa.

De modo geral, na maioria das vezes os recrutadores usam o perfil comportamental, para ter base das competências técnicas e intelectuais de um indivíduo. Então não force um perfil que não seja o seu, apenas seja o profissional que é, independente da empresa que deseja entrar.

Considerações finais

Em conclusão, essas são simples dicas que podem ser aplicadas em sua primeira entrevista de emprego. Afinal por meio delas, é possível mostrar seu perfil da melhor forma para que consiga a vaga junto a empresa. Lembre-se de não cometer erros de português e caprichar em ser objetivo e direto.

Agora Que já Leu as Dicas? Faça o Seu Curriculo
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Criar Currículo. Todos os direitos reservados