13 dicas Para Ter a Melhor Entrevista de Emprego de Toda Sua Vida

Publicidade

Para conseguir se sair bem em uma entrevista de emprego, é necessário uma série de fatores como organização sobre a fala, como se vestir, perguntas e respostas e assim por diante. Além de tudo isso é necessário mostrar seu potencial e habilidades para se destacar como o recrutador. Mas para muitas pessoas isso ainda é um problema, por ser um momento em que elas ficam nervosas e apreensivas. Dessa forma separamos nesse artigo 13 dicas para ter a melhor entrevista de emprego de toda a sua vida.

 

  • Prepare a sua memória antes da entrevista

Alguns dias antes da entrevista de emprego, tire alguns momentos para pensar se em situações importantes de sua carreira profissional. Assim o melhor a se fazer é selecionar diversas situações de base de situações que desempenhou e aprendeu no mercado de trabalho. Além disso essa dica é ainda mais importante para as pessoas que vão passar por uma entrevista de competência onde uma série de perguntas serão realizadas para que o recrutador tenha conhecimento de suas habilidades como profissional.

Após selecionar essas situações, busque em aprender e encaixar cada uma delas as suas competências profissionais. Por exemplo, liderança, comunicação, trabalho em equipe, e assim por diante. Desse modo você se prepara deixa tudo muito bem organizado para ter as melhores respostas na hora da entrevista.

Publicidade

  • Em casos de ausência e experiencias, faça outras citações

Caso seja uma pessoa que nunca tenha trabalhado, pense em outras situações de sua vida para agregar a sua entrevista. Por exemplo, em suas habilidades com a família, escola e amigos. Afinal o mais importante vai ser passar sobre as experiencias que já passou em sua vida e como obter sucesso nelas. Também podem ser usadas experiências com trabalhos de faculdade, viagens e intercâmbio, organizações que já realizou e assim por diante.

 

  • Use o método STAR

Em uma entrevista de emprego, principalmente para as pessoas que já tem experiência, é essencial mostrar a evidencia de resultados. Sendo assim, para mostrar todos seus resultados profissionais orientamos que use o método STAR. Isso porque por meio desse método é possível mostrar uma sequencia estruturada e lógica sobre todas as suas conquistas e que podem somar pontos para sua contratação como profissional.

  • Termine sempre as suas falas com positividade

O mais indicado é que sempre termine as suas falas com algo que seja positivo em sua entrevista de emprego. Ou seja, sempre que for finalizar algo, conclua seu assunto com algo bom que aconteceu. Por exemplo, se estiver falando sobre um projeto que fez parte, termine dizendo que ele foi promovido e foi um sucesso. Assim ao longo da entrevista o recrutador vai pegar os pontos positivos de sua carreia. Além disso essas dicas também valem para as informações que são colocadas no currículo.

 

  • Raciocínio rápido para todas perguntas

Muitas empresas costumam elaborar algumas perguntas bem absurdas e estranhas, apenas para ver o raciocínio rápido dos candidatos. Por exemplo, o “quantos kg tem uma girafa?”. Assim essas perguntas que são muitas vezes engraçadinhas são apenas uma forma dos recrutadores testarem algumas habilidades dos candidatos de forma rápida. Além disso existem também algumas perguntas bastante complexas onde a empresa espera uma elaboração lógica é confiável como resposta. Mas o que realmente importa é que a resposta não precisa ser necessariamente certa, apenas rápida. Até porque muitas delas são sem lógicas, e são apenas para ver se o candidato consegue responder rapidamente.

  • Nunca fique paralisado pegando uma pergunta do recrutador 

Como citamos anteriormente são feitas algumas perguntas que parecem absurdas. Então nunca fique paralisado perante essas perguntas, pois não existem respostas erradas nem certas, são apenas para quebrar o gelo com o candidato. Sendo assim seja qual for a pergunta direcionada a você, responda mesmo que não saiba do que se trata.

  • Estude em casa 

Uma das perguntas mais frequentes em todas as entrevistas de emprego é “porque você deseja trabalhar nessa empresa”. Mas por mais que seja uma pergunta muitas vezes considerada boba, ela esconde muitos trâmites para que o recrutador te avalie. Dessa forma o melhor a se fazer é estudar em casa, e se informar desse tipo de pergunta para que saiba responde corretamente. Vale lembrar que nunca se deve confundir a empresa com a marca, pois são coisas diferentes e podem distinguir em sua resposta. Então elabore suas respostas em casa, mediante a todas as informações obtidas da empresa.

Publicidade

  • Realize perguntas importantes 

Responder a todas as perguntas do recrutador não é apenas a única forma de somar pontos com a empresa. Isso porque existe uma estratégia específica para se destacar que é realizar perguntar para o recrutador. Desse modo, mostre que você estudou sobre a empresa, que tem interesse pela vaga, mas sem parecer desesperado. Contudo a melhor forma de saber elaborar boas perguntas ainda é usando a internet para obter dados sobre a empresa. Mas fica a dica importante para se destacar.

 

  • Sinta-se como se estivesse em um Reality Show 

Tenha cautela e atenção a todos seus gestos após entrar na empresa que vai fazer sua entrevista de emprego. Afinal você pode estar sendo analisado desde a recepção, então fique alerta e não cometa nenhum erro. Até porque está sendo avaliado a todo instante.

  • Tenha cuidado com as redes sociais 

Hoje em dia as empresas usam bastante as redes sociais para dar uma espiada nos candidatos de uma entrevista. Então é sempre bom manter um nível de coerência entre suas redes sociais. Então sua vida profissional deve estar coerente com os dados impressos nas redes. Assim o melhor a se fazer é tomar cuidado com todas suas redes e postagens. Se porque hoje em dia muitos profissionais não são nem chamados para entrevistas devido às suas condutas nas redes.

  • Nunca minta

Muitas pessoas acabam se sentindo tomadas pela mentira e aumentam alguns dados, informam dados falsos e acabam sendo prejudicados por essas ações. Sendo assim a verdade é a melhor alternativa. Vale lembrar que os recrutadores conhecem esse tipo de situação e pode identificar esses deslizes rapidamente.

  • Cuidados importantes 

Escolha uma roupa que combine com o cargo e empresa que vai fazer a entrevista de emprego. Afinal a primeira impressão ainda conta muito, e estar bem vestido pode somar pontos positivos a seu favor. Assim elabore um look que te deixe seguro, confiável e bem apresentável.

  • Seja você mesmo 

Não adiante assumir o papel de um personagem para conseguir uma vaga de emprego. Então busque ser você mesmo, evidenciar sua personalidade e jeito de ser para que consiga a vaga.

Considerações finais

Em conclusão orientamos que aplique essas dicas para sua vida, pois são de grande relevância para que consiga obter a melhor entrevista de emprego da sua vida. Certamente com essas orientações vai ficar fácil se destacar em uma seleção de candidatos para entrevista de emprego.

Agora Que já Leu as Dicas? Faça o Seu Curriculo
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Criar Currículo. Todos os direitos reservados