Veja Quais São as 10 Dicas Para Ter um Currículo Perfeito

Publicidade

Com máxima certeza, montar um currículo CV bem estruturado pode fazer com que um profissional aumente e muito suas chances de ser chamado para uma entrevista de emprego. Afinal esse documento é responsável pelo primeiro passo de conseguir um emprego, mas nem todos sabem como desenvolver um bom currículo. Assim muitos currículos acabam sendo descartados por alguns recrutadores apenas por terem uma aparência ruim ou excessiva, dos dados apresentados. Isso porque, as experiências e estudos são importantes, mas não saber como apresenta-las pode ser algo ruim para sua vida profissional na hora de conseguir um emprego. Veja nesse artigo quais são as 10 dicas para ter um currículo perfeito.

Publicidade

Informações sobre os currículos

De modo geral, não existe um tipo de currículo ideal que te faça conseguir ser chamado para todas as empresas contratantes. Até porque cada empregador analisa esse documento de diversas formas, de acordo com o que ele precisa em sua empresa. Desse modo o melhor é conhecer bem a empresa no qual deseja conseguir uma entrevista, para que consiga desenvolver as informações de acordo com o lugar que está oferecendo a vaga. Além disso jamais devem ser colocadas informações e dados falsos, isso é primordial.

Vale lembrar que possivelmente o responsável em selecionar os currículos, vai ter em mãos muitos documentos. Assim, dependendo da vaga até mesmo centenas de candidatos disputando espaço junto a empresa. Então se destacar e sobressair entre tantos, apenas por meio do currículo, será possível apenas redigindo esse documento com certa cautela. Primeiramente, deve se buscar equilíbrio, para que o seu currículo não fique com excesso nem com falta de dados. Ou seja, nem grande, nem pequeno, com objetividade, bem estruturado para que chame a atenção dos olhos do empregador.

 

Dicas para ter um currículo perfeito

  • Não faça excesso na quantidade de informações pessoais

Não existe a necessidade de encher o currículo, com inúmeros tipos de informações pessoais, excedendo o documento. Assim não é preciso informar algumas documentações pessoais, como CPF e RG, nem nome de pais. Isso porque essas informações são desnecessárias para o empregador, e serão solicitadas apenas em casos de contratação.

Sendo assim, informe apenas seu nome completo, telefone de contato, e-mail, redes sociais profissionais, data de nascimento, idade, cidade de residência e endereço. Vale lembrar que é preciso prestar atenção nos nomes de e-mail e redes sociais a serem informados. Então os apelidos, ou qualquer associação com personagens, videogames, quadrinhos e artistas, podem passar uma imagem negativa ao recrutador. Sendo assim desenvolva um endereço apenas com seu nome para ser usado de forma mais profissional.

  • Fazer especificação de área de atuação profissional

Chegou o momento de informar seus dados de experiencias e formação. Por isso é bom apresentar uma área de atuação que seja vem definida para que ganhe destaque em poucas palavras. Desse modo essa informação deve ser informada de forma objetiva, sobre com o que se trabalha. Porém não use esse espaço para informar o cargo que almeja, apenas suas experiências. Afinal é essencial saber distanciar os cargos de áreas de atuação nesse campo do currículo.

  • Dados de formação acadêmica

De forma suscinta, descreva todos seus cursos, sejam de graduação ou pós-graduação. Sendo assim, informe a ordem do mais recente para os mais antigos, informando modalidade, título, instituição, local e período de realização. Também devem ser informados dados de se o curso foi concluído ou se está ainda cursando.

  • Resumir as suas qualificações

Em poucas palavras, resuma todas as suas principais qualificações profissionais, com área de atuação e papel em cada uma. Vale lembrar que devem ser evitados uma lista extensa de qualificações, ainda que elas sejam muito importantes. Assim, busque escolher as que pareçam mais com a empresa e a vaga que está disputando.

  • Cautela quanto as experiências profissionais

Certamente essa é uma das partes que mais merecem destaque em seu currículo. Sendo assim a importância de cautela nesse momento é essencial, para que possa apresentar suas experiencias mais atuais com mais relevância. assim a ordem das experiências apresentadas devem ser sempre das mais recentes para as mais antigas.

Não se esqueça de informar o nome da empresa que já trabalhou, período que trabalhou, breve descrição da empresa, cargo ocupado e descrição das atividades nessa empresa.

  • Atividades e cursos realizados

Caso tenha cursos técnicos ou atividades internacionais e nacionais, é hora de usar esses dados para incrementar seu currículo, aumentando suas chances de conseguir a vaga. Busque as listas no fim do currículo, e com breve menção. Por exemplo, basta informar o título, local, data e instituição que foi realizado.

  • Recursos gráficos e imagens

Coloque fotos no currículo apenas se for uma exigência da empresa. Mas se for incluir uma foto, coloque um padrão, simples e que seja natural, fazendo com que se aparenta simpático. Sempre evite as selfies, trajes de banhos, viagens ou festas. Desse modo tenha use apenas uma foto com fundo neutro, que são geralmente usadas no RG de preferência.

Também é importante ressaltar que não é necessário usar recursos gráficos para que seu currículo seja enfeitado, evite isso. Sendo assim, use apenas as fontes padrões de digitação para facilitar a leitura e deixar o currículo padrão.

  • Linguagem

Não existe nada mais vergonhoso para um profissional que apresentar um currículo com erros da linguagem portuguesa. Então busque sempre realizar uma revisão em detalhes desse documento antes de imprimi-lo ou envia-lo para alguém. Desse modo, sempre busque corrigir as palavras, e evitar as que não conhece para não comprometer seu documento.

  • Formato do currículo

Caso não seja um profissional especializado, busque usar sua criatividade para chamar a atenção do avaliados diferente da usada em portfólios. Isso porque o grande fator que determina o sucesso é o formato que os currículos padrões são formados. Então use uma folha tamanho A4, e fontes de letra padrão. Além disso não use mais que duas páginas para desenvolver seu currículo para não gerar excesso de informações para o recrutador. Até porque quantidade não chama a atenção dos recrutadores.

Publicidade

  • Tenha simplicidade

Muitos profissionais optam em formar currículos imensos com palavras difíceis, e isso acaba sendo desnecessário. Então o melhor é fazer com que atenção do recrutador seja voltada para você, mas com simplicidade. Sendo assim busque usar palavras simples, prática e objetivas. Também evite rebuscamento na busca de parecer ser inteligente quanto ao uso das palavras.

Considerações finais

Em conclusão, essas dicas podem te ajudar a desenvolver o currículo perfeito para que consiga a vaga de emprego que deseja. Então use todas essas orientações ao redigir a formação de seu currículo que certamente será chamado para a entrevista com o contratante.

Agora Que já Leu as Dicas? Faça o Seu Curriculo
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Criar Currículo. Todos os direitos reservados