erros que devem ser evitados ao procurar por emprego

Publicidade

Nos dias atuais, a procura por emprego tomou novos contornos, se comparado com a época em que nossos pais entregavam seus currículos impresso em um estabelecimento ou preenchiam uma ficha da empresa. Assim, podemos dizer que essas mudanças ocorreram por uma série de fatores que foram acontecendo ao longo dos anos. Mas também a grande quantidade de pessoas com os mesmos objetivos de conquistar uma vaga de emprego é cada vez maior. Então o mercado de trabalho acaba sendo muito exigente, e diversos profissionais cometem alguns erros sem se dar conta, que prejudicam a sua contratação. Sendo assim separamos nesse artigo, diversas informações importantes para que saiba quais são os erros que devem ser evitados ao procurar por emprego.

Publicidade

Erros cometidos na hora de procurar por emprego.

  1. Se candidatar aleatoriamente.

Independentemente do quão desesperado esteja para conseguir um emprego, você não pode sair se candidatando para diversas oportunidades de emprego diferentes. Isso porque, muitas vezes grande parte dessas chances de trabalho não são boas para seu perfil profissional. Dessa forma, o mais indicado é que procure por um emprego que se enquadre em sua carreira profissional, e que seja uma função que se adequa a seu perfil. Afinal, ainda que consiga uma vaga de emprego, se não for na área que se enquadra, certamente em pouco tempo vai pedir demissão ou ter problemas com a empresa.

 

  1. Não tenha um currículo para todos os tipos de emprego.

Grande parte das pessoas fazem isso, fazem um currículo que pode ser usado em qualquer oportunidade de emprego, e isso pode ser um grande prejudicial para sua contratação. Então, já que não está fazendo candidaturas de empregos aleatórios, deve fazer um documento de currículo para a determinada empresa que deseja ser contratado. Isso porque, fazendo assim é mais fácil, formar um documento especifico, com mais potencial e com as informações que a empresa deseja se informar sobre seu perfil.

  1. Ignorar sua vida pessoal online.

Ainda que não tenha tempo para isso, é preciso, manter uma presença online e ainda realizar atualizações de tempos em tempos. Assim, por esse meio é possível comprovar algumas de suas habilidades, opiniões, ideias e outros pontos de grande relevância para uma contratação.

 

  1. Ignorar Networking.

Fazer um networking é basicamente uma das formas mais importantes para que consiga o emprego dos seus sonhos. Contudo também é uma das formas mais complicadas. Isso porque é necessário estar em contato constantes com terceiros para evidenciar de forma profunda o que deseja para seu futuro profissional. Mas, ainda que seja um trabalho complicado, ainda é muito vantajoso e compensativo.

  1. Não saber sobre nada da empresa para qual se candidatou.

Certamente, esse erro é um dos mais comuns na hora de falar sobre erros ao procurar por um emprego. Porém, ainda que seja bastante mencionado, é enorme a quantidade de pessoas que não sabem nada sobre as empresas para qual se candidataram e ainda não fazem nenhuma pesquisa para adquirir informações importantes. Além disso, nos dias atuais, apenas uma pesquisa rápida no site da empresa já não é mais suficiente, é necessário usar as mídias sociais, notícias recentes e demais fontes de informações sobre a empresa.

  1. Não se atualizar aos novos tempos.

  2. Publicidade

Caso ache que todo esse assunto sobre mídias sociais e trabalhos online são irrelevantes pelo fato de possui mais de 20 anos de experiencia e carreira, saiba que está muito errado. Isso porque no mercado atual, não importa se tem experiência ou não, o mais importante é saber se o profissional pode acompanhar as evoluções constates. Sendo assim, além de uma experiencia, o candidato deve estar por dentro de eventos atuais, ultimas conferências, novas tecnologias, e assim por diante. De modo geral, é necessário que esteja envolvido no que está acontecendo no mundo, e estar sempre atualizado aos novos tempos.

  1. Uso de celular nas entrevistas de emprego.

Ainda que seja apenas para checar as horas, não use celular em nenhuma hipótese nas entrevistas de emprego. Isso porque em nenhuma hipótese você pode ser pego olhando para o celular. Porém caso esteja envolvido em algum caso emergencial, avise o entrevistador antes de começar a entrevista. Afinal sua atenção deve estar totalmente voltada para a sua entrevista de emprego para ganhe a vaga ofertada.

  1. Chegar na entrevista de emprego muito cedo.

Ainda que esteja muito desesperado pela vaga de emprego, é fundamental que não chegue muito cedo na entrevista. Mas isso não significa que precisa chegar atrasado, o mais indicado é que chegue cerca de 10 a 15 minutos antes da hora marcada. Afinal, esse tempo é suficiente para demonstrar seu profissionalismo e comprometimento.

  1. Ser muito engraçado ou muito sério ao procura por emprego.

Sem dúvidas, a moderação é um dos pontos essenciais para vida e para as entrevistas de emprego. Então é muito importante saber usar tudo com moderação, pois provavelmente vai estar em uma fila extensa de entrevistados e ser muito engraçado ou muito desagradável pode prejudicar sua situação. Então o melhor a se fazer é ser apenas você mesmo, mais com sua personalidade e profissionalismo para que consiga o emprego.

  1. Levar comida para a entrevista de emprego.

Ainda que pareça irônico, existem muitas pessoas que levam comida para as entrevistas, como também café e chás. Então não faça isso nunca, pois além de ser totalmente deselegante, é bem possível que derrame algum desses líquidos e comidas. Por isso para evitar todos os tipos de constrangimentos e imprevistos orientamos que faça isso apenas em sua casa, antes ou depois da entrevista.

  1. Se limitar apenas a uma vaga de emprego ao procura por emprego.

Hoje em dia, a procura por emprego não é anda fácil, e isso pode levar uma pessoa a desgaste facilmente. Contudo, não deixe isso acontecer em sua vida. Ou seja, ainda que esteja atrás de emprego urgente, tenha outros interesses e objetivos a serem alcançados além da vaga em si. Afinal durante a entrevista o recrutador pode te fazer perguntas relacionadas a esse assunto, e ele vai estar atrás de um profissional com objetivos, planos e metas, e não apenas uma pessoa que quer uma vaga de emprego.

Considerações Finais para procura por emprego.

Por fim, como foi possível analisar, existe diversos tipos de erros comuns que são cometidos na hora de procurar por um emprego ou realizar uma entrevista. Em conclusão, orientamos que use todas as nossas dicas e informações para que consiga sua vaga de emprego sem cometer erros cruciais, como os que foram mencionados. Vale lembrar, que alguns erros podem ser cometidos até sem perceber, então fique atento a tudo, para que não cometa nenhum.

Agora Que já Leu as Dicas? Faça o Seu Curriculo
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Criar Currículo. Todos os direitos reservados