Saiba de Que Forma Falar Sobre a Pretensão Salarial

Publicidade

Grande parte das pessoas não sabem como falar sobre a pretensão salarial, e não sabem nem como chegar no assunto. Isso é comum entre grande parte dos profissionais que estão a procura de um emprego que deseja. Sendo assim separamos neste artigo diversas informações para que saiba de que forma falar sobre pretensão salarial.

 

Como responder uma pergunta sobre pretensão salarial?

Por mais que seja uma pequena pergunta simples e objetiva, na hora de elaborar uma resposta podemos nos atrapalhar. Contudo podemos dizer rapidamente que essa reposta é relativa, e não existe nada determinado ao certo. Por isso o melhor a se fazer é sempre preparar uma resposta para cada situação com contextos distintos.

Por exemplo, as pessoas que já estão felizes e bem estabilizadas em seus empregos, quando recebem essa pergunta tendem a responder com pretensões com mais de 20% do valor de seu saldo atual. Entretanto os profissionais que estão descontentes com seus trabalhos, tendem sempre a pedir valores maiores ou o dobro do valor atual recebido.

Publicidade

Usar ultimo salário como referência é uma boa alternativa para quem está desempregado?

Os profissionais que estão desempregados podem usar o ultimo salário como um ponto de partida sobre a pretensão de valores que deseja receber. Por isso se estiver desempregado, e em uma entrevista de emprego façam essa pergunta para você, a melhor forma de responder é usando suas últimas remunerações do emprego anterior. Contudo existem algumas remunerações anteriores que possuem certos valores devido a alguns anos de trabalho junto a promoções, dissídios, e assim por diante que alteram os valores. Sendo assim em caso de desemprego o profissional perde esses valores e devem se adequar as novas realidades.

Diversidade de salários no mesmo cargo

Existe uma diversidade e variações quanto ao mesmo cargo que podem ser bem desvantajosas para vários trabalhadores. Por exemplo, alguns cargos podem sofrer alterações de mais de 10 mil reais de diferença de uma empresa para outra, ou até mesmo na mesma empregadora. Além disso estamos passando por um período em que o Brasil está sofrendo com os efeitos da crise, o que faz os valores dos salários caírem rapidamente.

Atualizar as pretensões salariais de acordo com a crise e o mercado atual

Visando ter maiores chances de acertar quando receber esse tipo de pergunta, orientamos aos profissionais que estipulem suas pretensões de acordo com o atual momento do mercado no Brasil. Por faça uma análise se estiver fora do ramo de atuação profissional por muito tempo. Também pode ser usado os valores do último salário como base, de no máximo 20% abaixo do valor original para informar a pretensão salarial ao recrutador. Isso porque os valores informados em valores muito baixos podem deixar o recrutador inseguro quanto a contração. Além disso eles podem imaginar que o profissional pode abandonar a empresa assim que ganhar uma proposta melhor no mercado.

Então não é a melhor alternativa, até porque os recrutadores sabem os valores de base do mercado, e vão oferecer os valores que condiz com o cargo e vaga que estão sendo disponibilizados.

Publicidade

Considerações finais

De modo geral, informar a pretensão salarial, pode ser algo muito complicado para diversos profissionais, ainda mais em algumas áreas de atuação especificas. Em conclusão, orientamos que seja estude os valores de base salariais pela vaga que está disponível. Assim será mais fácil ter média de valores para que consiga lidar melhor com a entrevista.

Agora Que já Leu as Dicas? Faça o Seu Curriculo
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Criar Currículo. Todos os direitos reservados