Passos Fundamentais Para Impressionar na Entrevista de Emprego

Publicidade

Certamente podemos afirmar que para se sair bem em uma entrevista de emprego, é fundamental saber como vai se apresentar, como vai falar, o modo de se vestir, e todo detalhes que contribuem para a contratação. Assim é essencial manter calma, respirar fundo e ter tranquilidade para conseguir evidenciar todas suas qualidades e competências como profissional. Sendo assim separamos nesse artigo diversas informações para que descubra quais são os passos fundamentais para impressionar os recrutadores na entrevista de emprego.

Publicidade

1- Faça sua preparação com antecedência

Quando chegar o dia da entrevista de emprego você precisa parar para pensar em situações mais importantes, como dados de sua carreira profissional. Assim o melhor a se fazer é separar de cinco a dez situações para avaliar como se desempenhou, suas competências, habilidades e como enfrenta desafios. Além disso, essa dica é ainda mais importante para as pessoas que vão passar por uma entrevista por competência. Afinal nessa modalidade de entrevista o recrutador faz pergunta de diversas situações passadas que já trabalhou, para analisar alguns pontos, como trabalho em equipe, liderança, trabalho sob pressão e demais situações.

Também é importante que ao selecionar essas situações observe qual delas se encaixa em suas competências. Por exemplo, uma situação que mostra que possui liderança, outra situação que mostra que possui comunicação e trabalho em equipe e etc. Então, fazendo assim você consegue se preparar bastante, já que não sabe quais são as perguntas que vão ser realizadas na hora da entrevista, precisa ter respostas boas e prontas.

 

2- Em casos de ausência de experiência, cite outras situações importantes

Caso seja uma pessoa que nunca tenha trabalhado e esteja a procura do seu primeiro emprego, pode usar algumas situações principais que já viveu com família, amigos e na escola para destacar sua entrevista. Isso porque o mais importante é explorar as experiências que já teve, como trabalhos em grupos, viagens, intercâmbios, eventos que já organizou e assim por diante.

3- Use o método Estrela

Em entrevistas de emprego é fundamental que as pessoas que possuem experiência mostrem seus resultados obtidos nos trabalhos anteriores. Sendo assim, para conseguir apresentar todos seus resultados e entradas profissionais, orientamos que use o método estrela ou mais conhecido como método Star. Isso porque por meio dele é possível estruturar casos em situações específicas como Situação, tarefa, acaso é resultado. Assim você consegue de forma lógica mostrar as suas sequências de conquistas.

4- Termine a conversa com chave de ouro

De acordo com pesquisas e especialistas é essencial que os candidatos em uma entrevista terminem suas falas com algo positivo. Ou seja, sempre que for finalizar uma determinada história, precisa terminar com pontos positivos, falando que por causa de determinada situação foi promovido, concluiu determinado projeto e assim por diante. Então, provavelmente o entrevistador vai pegar os pontos positivos e vai entender o assunto com bons olhos. Contudo você precisa ficar atento também para não terminar as frases falando de algo negativo, como contar uma história e dizer que ao fim foi demitido. Além disso você deve usar essas orientações ainda mais em casos de a entrevista ser baseada nas informações de seu currículo.

5- Tenha raciocínio lógico e rápido para responder determinadas perguntas

Existem muitas empresas que fazem algumas perguntas sem lógica alguma para os entrevistados. Isso porque eles desejam avaliar seu raciocínio lógico em responder perguntas rapidamente. Por exemplo, é bem possível que um entrevistador no meio de sua entrevista vire e pergunte quantas padarias existem em sua cidade. Assim o grande segredo não está nas respostas estadas mais sim nas respostas rápidas. Desse modo ainda que não saiba ao certo a resposta, de uma resposta rápida.

Publicidade

Além disso existe diversos casos de pessoas que foram contratadas após responder essas perguntas e a reposta nem estava correta. Também vele ressaltar que sob nenhuma hipótese você pode deixar de responder essas perguntas. Desse modo, ficar sem responder pode resultar em uma análise e visão negativa do recrutador sobre seu perfil.

6- Nunca fique paralisado diante de uma pergunta

É bem possível que algumas perguntas absurdas sejam realizadas apenas para quebrar o gelo e analisar algumas reações do candidato. Afinal não existe nenhuma resposta errada ou correta, mais sim a percepção diante de sua reposta. Sendo assim é fundamental ter bom humor e evitar ao máximo aquele sorriso desconfortante de quem não tem ideia do que responder ao recrutador.

7- Faça pesquisa em casa

Basicamente, quase todas as empresas ao realizar processos se seleção de candidatos, perguntam o motivo de querer trabalhar junto àquela empresa. Assim você deve fazer suas pesquisas em casa, estudar tudo que conseguir sobre a empresa antes de ir para entrevista de emprego. Afinal você precisa ter respostas bem articuladas, e se mostrar que já conhece e empresa certamente vai se destacar.

Vale lembrar que você não pode confundir os lados pessoais com os profissionais. Por exemplo, dizer que acompanha a empresa desde criança e que sempre sonhou em trabalhar ali. Então não faça isso, tenha cautela para que sua resposta seja profissional é bem vista óleo recrutador.

8- Realize boas perguntas

Assim como deve responder de modo adequado, é importante que separe algumas perguntas para fazer ao recrutador. Assim suas perguntas podem mostrar que pesquisou e conhece sobre a empresa, evidencia seu interesse sobre os trabalhos da mesma. Porém é importante que não realize perguntas muito simples e prontas, que são facilmente encontradas na internet, pois o recrutador certamente vai entender e vai analisar ser inexperiente.

9- Sinta-se como se estivesse em um reality Show

É totalmente essencial que fique atento a todos seus gestos, postura a partir do instante que chegar na empresa para entrevista. Por isso o melhor a se fazer é se sentir como se estivesse em um reality show sendo vigiado. Ou seja, desde que entrar pela recepção já está sendo avaliado e por isso não pode dar nenhum deslize.

10- Cautela e coerência nas mídias sociais

Ainda que seja uma pessoa que tente proteger ao máximo suas redes sociais, é bem possível que os recrutadores nas entrevistas deem uma olhada no seu perfil antes da entrevista de emprego. Portanto, orientamos que faça uma seleção e pense muito bem no que vai postar. Também vele destacar que na hora da entrevista você deve ser uma pessoa corrente com seu perfil nas redes. Por exemplo, não fale que é uma pessoa que não bebê, se em algumas fotos suas nas redes aparece com copo de cerveja ou outra bebida na mão.

11- Não minta

Grande parte das pessoas ainda insistem em mentir, aumentam uma coisa aqui, diminuem outra ali é isso é totalmente inaceitável. Então você deve lembrar que os recrutadores são pessoas treinadas em identificar mentiras, e qualquer informação falsa a ser descoberta pode colocar em risco sua contratação.

12- Cuidados Essenciais

Também é necessário ter alguns cuidados essenciais quanto ao vestuário na hora sentir para a entrevista. Assim, o mais indicado é que use uma roupa adequada para sua área de atuação. Além disso, busque por uma roupa bem cuidada, limpa, e que te deixe totalmente confortável. No entanto, nossa dica é que também use tons mais claros e neutras, com formas simples, sem nenhum exagero.

13- Seja apenas você mesmo

Por fim, ainda que esteja bastante nervoso, ansioso, sob pressão, é preciso ser apenas você mesmo durante toda entrevista de emprego. Ainda que pareça meio óbvio, apenas assumindo a sua forma verdadeira, autêntica e genuína que vai conseguir ser lembrado de forma individual e ganhar destaque.

Considerações Finais 

Em conclusão, como pode analisar, são passos simples que podem te levar ao sucesso para conquistar uma vaga de emprego, se destacando para o recrutador. Dessa forma, caso esteja procurando ou vá participar de algum processo seletivo, essas dicas são fundamentais para obter bons resultados. Sendo assim, não perca tempo e aplique elas sobre a sua vida.

Agora Que já Leu as Dicas? Faça o Seu Curriculo
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Criar Currículo. Todos os direitos reservados