Descubra Como Desenvolver um Portfólio Profissional

Publicidade

Algumas profissões especificas que possuem ligação a criatividade e produções artísticas os portfólios profissionais são bastante solicitados. Afinal diversas empresas e organizações usam essa peça como base avaliar o potencial criativo dos candidatos para uma vaga de emprego.  Sendo assim, neste artigo separamos diversas informações para que descubra como desenvolver um portfólio profissional.

 

Detalhes sobre portfólio

De modo geral os portfólios são um conjunto de trabalhos profissionais. Assim podem ser materiais gráficos, conjunto de trabalhos, registros individuais e artísticos de diversos profissionais. Além disso os portfólios podem ser usados tanto por profissionais quanto por algumas empresas, onde o objetivo é reunir todas os trabalhos desenvolvidos por um profissional em um único lugar. Sendo assim os trabalhos nesse documento atestam o potencial criativo e competitivo de um indivíduo de forma rápida.

Publicidade

Como desenvolver um portfólio?

  • Determinar a melhor plataforma para criar um portfólio

Primeiramente, antes de escolher todos os trabalhos que vão complementar esse documento, será necessário escolher de que forma o portfólio será exposto. Isso porque, hoje é dia, diversos profissionais estão optando em usar plataformas online. Porém existem muitos profissionais que ainda optam em usar esse documento de forma impressa. Sendo assim tudo vai depender exclusivamente da empresa que deseja ingressar.

Afinal caso as plataformas digitais sejam a forma de trabalho que deseja apresentar, existem diversas formas de conseguir esse serviço, online e de forma gratuita na internet. Entretanto, para quem optar em usar a forma impressa, o ideal a se fazer é optar por uma qualidade de impressão para que a conservação desse documento seja prolongada. Então faça uma pequena pesquisa quanto aos papeis a serem usados, junto aos trabalhos gráficos a serem contratados. Assim todos esses cuidados devem ser analisados, pois vão influenciar diretamente no destaque de seu portfólio.

  • Criar uma lista com os melhores trabalhos profissionais

Todos os trabalhos que realizamos possuem trações de nossa energia e os melhores sentimentos. Sendo assim a escolha dos trabalhos que vão compor esse documento podem ser algo difícil. Isso porque a grande vontade de inserir os trabalhos que possui as lembranças positivos são muito contagiantes nesse momento. Além disso os profissionais criativos possuem uma forma emocional bem especifico de trabalhar. Então é necessário saber diferenciar os trabalhos, e colocar apenas as melhores opções.

Desse modo o melhor a se fazer é listar quais são os trabalhos de destaques para que seu potencial criativo ganhe espaço no seu portfólio. Sendo assim inclua todos seus trabalhos, mas de com senso critico em saber quais irão te beneficiar. Além disso o senso critico é uma peça fundamental, ainda mais nos documentos mais extensos que não são bem vistos. Assim será possível destacar seus trabalhos mais relevantes, para que seja visto com bons olhos pela empresa.

  • Faça inclusão do processo criativo de cada trabalho especificamente

  • Publicidade

É certo dizer que não existe uma forma determinada para ser criativo. Isso porque cada profissional possui sua criatividade de forma distinta o que faz cada um de seu trabalho serem destacados. Então na hora de destacar seus trabalhos, faça inclusão de uma criação especifica, como dividir as etapas de criatividade.

Busque apresentar as informações usadas na produção de cada um dos seus trabalhos, e as referências para desenvolver cada um deles. Também suas fontes para criar trabalhos em portfólio para que todos saibam sobre os seus conhecimentos. Grande maioria das pessoas acreditam que algumas criatividades apenas aparecem do nada, contudo nem sempre é assim, e mostrar as referências de trabalhos acabam desmistificando essa tese.

 

  • Informações e dados sobre você

Informar sobre quem faz o trabalho chega a ser tão importante quanto falar sobre o trabalho. Afinal, todos ao lerem esse documento vão querer saber sobre a mente criativa por trás dos elementos de um portfólio. Então busque se apresentar também, incluindo nesse documento informações e dados sobre você. Contudo são necessárias algumas cautelas, em falar sobre você, como apresentar formação profissional, experiências, profissionais de referência e assim apresentando todo o seu potencial como profissional.

Considerações finais

Em conclusão, esperamos que essas dicas te ajudem a desenvolver seu portfólio de forma criativa e profissional. Sendo assim, essas orientações certamente vão te ajudar a apresentar um portfólio para ser visto com bons olhos como profissional.

Agora Que já Leu as Dicas? Faça o Seu Curriculo
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Criar Currículo. Todos os direitos reservados