Conheça quais são os passos para ingressar no mercado de trabalho.

Publicidade

Caso faça parte do grupo de pessoas que nunca trabalharam e no sabem como ingressar no mercado de trabalho, temos algumas dicas que podem ser bastante úteis. Primeiramente todo esse caminho começa pela formação do currículo, ainda que não tenha nenhum tipo de experiência. Isso porque ainda que nunca tenha trabalhado antes, existem algumas informações que podem ser colocadas no currículo, como cursos, atividades extras, e demais dados que contribuem para o destaque no seu documento ainda que não tenha experiências de trabalhos anteriores. Dessa forma, separamos nesse artigo, diversas informações importantes para que conheça quais são os passos para ingressar no mercado de trabalho.

Publicidade

Como desenvolver um currículo para ingressar no mercado de trabalho.

1- Ponto central é a formação. 

 

Para as pessoas que não tem experiências anteriores no mercado de trabalho, os seus currículos devem ser formados com ponto central nas formações. Por isso descreva todas informações sobre o assunto com bastante cautela, junto a datas de término e início, e colocando os mais recentes até os mais antigos. Por exemplo, caso esteja fazendo um curso superior no atual momento, nessa parte de formação essa informação deve vim antes dos dados sobre a conclusão de ensino médio ou qualquer outro curso complementar.

 

2- Tenha foco apenas no que importa. 

 

É indispensável que tenha foco apenas nas coisas que realmente importam. Afinal, o fato de não ter experiência não significa que precisa encher seu currículo com diversos cursos e eventos já realizados. Além disso, esse é um dos erros mais comuns entre as pessoas que estão tentando ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez. Sendo assim o melhor a se fazer é descrever apenas as informações que realmente sejam necessárias e que podem chamar a atenção do recrutador.

 

 

3- Faça relação de palestras e eventos da sua área. 

 

Caso ainda esteja na faculdade, saiba que precisa ter alguns cuidados ao colocar algumas informações relacionadas a palestras e eventos que participou. Isso porque é comum participar de diversos tipos de eventos desse porte na faculdade de inúmeros assuntos e temas distintos. Porém você deve mencionar apenas aquelas que possuem interesse para o recrutador mediante a vaga que está tentando ocupar. Assim fica mais fácil deixar em evidência as informações de relevância sobre esse assunto.

 

4- Faça detalhamento sobre os idiomas que já estudou. 

 

A aprendizagem de novos idiomas mostra que uma pessoa tem interesse em desenvolver seus conhecimentos e aprendizagem. Por isso listar tudo que já estudou, fazendo um detalhamento sobre tudo que já estudou, com detalhes específicos, vai ajudar com que tenha entrada no mercado de trabalho. Porém assim como nas informações acima, tenha cautela na forma de evidenciar esses detalhes.

 

5- Valorize suas experiências.

 

Se já estiver feito algum tipo de bico ou trabalho temporário, ainda que não estavam relacionados a sua área de interesse em atuar, evidencie elas em uma parte do seu currículo. Certamente esses trabalhos temporários podem mostrar que possui alguns aprendizados em sua vida e o recrutador vai saber valorizar essas informações.

 

6- Fala sobre algumas vivências pessoais.

 

As pessoas que estão em busca de um primeiro emprego, podem deixar claro em seus currículos algumas vivências pessoais. Ou seja, caso tenha participado de um time, tenha tido alguma responsabilidade ou alguns hobbys que seja interessante para sua carreira profissional, é a hora de menciona-los. Afinal as pessoas que estão em busca do primeiro emprego precisam deixar claro quais são seus talentos e habilidades e isso sem dúvidas é uma boa forma de os mostrar.

 

7- Vá atrás do prejuízo. 

 

É bem possível que depois de construir seu currículo, você veja que fez muita coisa legal em sua vida, mais do que talvez tinha imaginado. Contudo, caso perceber que não existem tantas coisas legais assim, não fique triste e corra atrás do tempo perdido. Então busque fazer cursos ou outras qualificações profissionais para que esteja ainda mais apto para o mercado de trabalho. Vale lembrar que quanto mais aprender mais terá novas habilidades e competências para chamar atenção dos recrutadores.

Publicidade

 

8- Nunca peça desculpas por não ter experiência. 

 

Por fim, você precisa entender que nunca pode escrever seu primeiro currículo como se estivesse pedindo desculpas por não ter experiência. Afinal todas as pessoas passam por essa situação, e até as mais bem sucedidas já passaram por esse momento no início de suas carreiras. Assim é apenas uma fase, e como todos rapidamente vai passar por ela e conseguir emprego.

 

Considerações Finais. 

 

Em conclusão, ingressar no mercado de trabalho atual ainda é um obstáculo para muitas pessoas, ainda mais quando não se tem muita experiência. Entretanto, como nossas orientações você pode conseguir criar um currículo ainda sem experiência para conseguir chamar a atenção do recrutador. Basicamente você precisa começar, ou seja, dar um ponto de partida. Sendo assim, não perca tempo e comece agora a usar nossas orientações para conseguir ingressar no mercado de trabalho.

Agora Que já Leu as Dicas? Faça o Seu Curriculo
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Criar Currículo. Todos os direitos reservados