Aprenda alguns passos para volta ao mercado de trabalho.

Publicidade

Caso seja uma pessoa que tenha se afastado do mercado de trabalho por um tempo, por algum motivo especifico, como problemas pessoais, estudar fora, ou qualquer outro fator, e deseja voltar para o mercado deve estar enfrentando algumas dificuldades básicas devido ao afastamento. Além disso, caso seja chamado para uma entrevista é necessário explicar até mesmo para o recrutador o motivo de se afastar do mercado. Então é importante ficar atento algumas recomendações especificas para voltar com força ao trabalho. Dessa forma separamos nesse artigo diversas informações para que aprenda alguns passos para volta ao mercado de trabalho.

Publicidade

  1. Busque reativar sua rede de contatos.

Primeiramente, para que consiga voltar para o mercado de trabalho, vai precisar de bons contatos. Isso porque as pessoas que conhece, sejam elas pessoais ou profissionais, podem te ajudar com indicações com seu nome. Além disso as pessoas que já trabalharão com você, podem dar indicações ainda melhores com suas diversas competências, habilidades e momentos profissionais junto a você em um trabalho.

Assim esses contatos podem indicar seu nome para algumas oportunidades, com remendados e seu currículo. Entretanto, as indicações hoje em dia são muito validas e contam bastante, ainda mais se o indicador, mostrar que você é um profissional de confiança, credibilidade e informações positivas. Sendo assim seu primeiro passo vai ser estabelecer novamente seus contatos.

 

  1. Prepare todo seu material de venda.

Evidentemente, que não adianta nada ser muito bem recomendado profissionalmente mais não estar preparado para aproveitar a oportunidade quando ela surgir. Por isso, seu currículo, precisa estar muito bem preparado para apresentação. Mas é necessário que ele seja bem montado para que consiga mostrar seus resultados como profissional, dados sua carreira e tudo que para te destacar como profissional.

  1. Faça investimento nas mídias sociais.

Também é importante ressaltar que não basta ter um currículo ótimo e deixar ele guardado em seu computador, esperado por um grande milagre. Mas é necessário compartilhar suas informações, mas atualizadas em todas as mídias sociais profissionais. Além disso, é uma das formas mais eficientes para que tenha ainda mais contatos profissionais para conseguir um emprego.

  1. Buque mostrar seus motivos.

Certamente vai ser necessário explicar os motivos de seu afastamento do mercado de trabalho, pelo menos em grande parte das vezes. Porém, explicar sobre isso pode não ser tão fácil. Então busque, explicar o seu motivo especifico de ter se afastado, como intercambio, casos de saúde, e demais casos. Também pode fazer esse tipo de explicação em seu currículo na parte de resumo profissional ou experiencia para que mostre tudo que te separou do mercado. Assim o recrutador vai conseguir entender de forma automática os motivos do seu afastamento.

Publicidade

Contudo, caso tenha se afastado por questões muito pessoais, é mais viável que use outras formas de explicar isso. Por exemplo, caso seja um afastamento para cuidar de filhos, ou por questões de saúde, é importante que explique de forma mias informal. Além disso se for necessário, coloque alguns dados na opção das informações adicionais em seu currículo.

Mas se a questão for apenas por transição de carreira, as explicações são dispensadas. Afinal, caso esteja muito tempo procurando por uma recolocação e ainda não conseguiu, é importante que não fale sobre isso em seu currículo. Assim o melhor momento é deixar a entrevista ir acontecer, para aproveitar de forma mais pessoal os seus interesses nessa oportunidade.

Considerações Finais.

Em conclusão, como pode ver, são pequenos passos simples para voltar ao mercado de trabalho, mas que precisam ser seguidos à risca para que tudo de certo. Afinal ingressar no mercado de trabalho após muito tempo, fica ainda mais complicado devido as diversas alterações que acontece. Sendo assim, caso esteja planejando voltar para o mercado de trabalho, use todas as nossas orientações para que consiga arrumar um novo emprego

Agora Que já Leu as Dicas? Faça o Seu Curriculo
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Criar Currículo. Todos os direitos reservados