Aprenda a fazer seu primeiro currículo de emprego.

Publicidade

Certamente podemos afirmar que o currículo de emprego é uma peça fundamental para se conquistar uma vaga de emprego disponível no mercado de trabalho atual. Contudo é bem possível que uma pessoa que não tenha muita experiência com essa peça, fique meio em pânico na hora de formar um currículo em busco de seu primeiro emprego. Afinal, existe uma série de conteúdo e informações que devem ser colocadas nesse documento para que chame a atenção dos recrutadores. Sendo assim separamos nesse artigo diversas informações para que aprenda a fazer seu primeiro currículo de emprego.

Publicidade

O que colocar no primeiro currículo de emprego?

Primeiramente vamos começar pelos campos que devem ser preenchidos de forma obrigatória nesse documento. Então, em seu currículo, você deve colocar todas as suas informações pessoais como profissional e de contato. Por exemplo, nome completo, estado civil, nacionalidade, idade, endereço, telefone, e-mail e referencias para contatos de terceiros.

Também não pode esquecer de preencher os campos com seus objetivos profissionais. Ou seja, dados com sua carreira profissional, ainda que esteja apenas no começo, mostre que possui total interesse pela área da vaga ofertada. Além disso, é necessário colocar todas as informações sobre formação acadêmica, junto a nome das instituições, ano de conclusão, e o nome do curso realizado.

Vale lembrar, que caso tenha algum idioma adicional, será possível colocar ele em nesse documento para que ganhe ainda mais destaque. Por isso, caso seja possível, liste o grau de conhecimento, nível de proficiência e demais informações sobre a área.

 

Então, após todas essas informações é hora de listar seus cursos extras, que possuem ligação com sua área de atuação ou com a vaga disponível. Por fim, coloque as informações adicionais, onde pode ser informado demais dados e campos de relevância que podem contribuir ainda mais para o enriquecimento desse documento.

Veja abaixo quais são as informações adicionais para seu currículo.

Matérias de destaque na faculdade.

Caso seja um aluno que tenha se saído muito bem em uma determinada matéria da faculdade, isso pode ser colocado em seu currículo para seu primeiro emprego. Além disso, essa dica pode ser ainda mais aprazível, caso essa matéria relatada tenha ligação com a vaga que está sendo ofertada. Por isso seja breve, objetivo, e mostre que suas habilidades da área são evidentes.

Informar disciplinas relevantes com a vaga de emprego. 

 

Caso já tenha cursado uma disciplina que tenha de alguma forma relação com a vaga disponibilizada, é um bom momento de mencionar para mostrar que possui conhecimento sobre a área. Assim, você vai estar demonstrando que possui conhecimento amplo sobre a área de atuação que a empresa procura e vai estar evidenciando que possui mais informação ampla no mercado de trabalho.

 

Atividades Extras. 

 

Então, se você já estiver participado de alguma atividade extra, como voluntariado, teatro, projetos especiais, esportes e demais atividades extras podem ser usadas para mostrar algumas qualidades sobre você. Por exemplo, liderança, trabalho em equipe e outras competências que chamam a atenção dos empregadores.

 

Trabalhos em empresas Júnior ou em centros acadêmicos. 

 

Informações assim, te ajudar a demonstrar que é um profissional proativo é que possui experiência semelhante às formais, e que são significativas para empresa. Sendo assim, descreve quais foram suas atividades, áreas de atuação, quais trabalhos realizou e por quanto tempo. Também não se esqueça de colocar o que aprendeu em cada um deles.

 

Responsabilidade especial em Faculdade/Escola. 

 

De modo geral, as pessoas que assumem responsabilidades demonstram seu comprometimento e que é uma pessoa que não tem medo de trabalhar. Por isso é muito importante mencionar as responsabilidades que já teve em escolas, faculdades e assim por diante. Assim você de contar como assumiu as responsabilidades, se foi escolhido, se organizou as finanças, e assim por diante.

 

Hobbies. 

 

Publicidade

Muita gente não sabe, mais é muito importante informar alguns hobbies, que você faz quando não está na escola, faculdade ou em qualquer outra função acadêmica ou profissional. Vale lembrar que você não deve informar hobbies meio óbvios, como assistir tv, dormir, ou navegar na internet. Isso porque o melhor a se fazer é citar hobbies inusitados, como escrever, fotografar, caminhar, cozinhar e etc.

 

Conquistas especiais e prêmios. 

 

Grande maioria das faculdades, escolas e até mesmo empresas, dão diversos prêmios, para diversos tipos de atividades, realizações, atividades extracurriculares e assim por diante. Assim, mencionar esses prêmios pode mostrar ao recrutador como é um profissional esforçado e que busca seus objetivos de conquista.

 

Considerações Finais.

Em conclusão, todas essas informações e dados podem fazer toda a diferença no currículo em busca do primeiro emprego. Por isso não perca mais tempo e use todas essas orientações para que seu documento seja visto positivamente aos olhos das empresas recrutadoras.

Agora Que já Leu as Dicas? Faça o Seu Curriculo
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Criar Currículo. Todos os direitos reservados