12 Dicas Para se Sair Bem Em Uma Entrevista de Emprego Coletiva

Publicidade

Um dos métodos muito usados pelas empresas atuais além da entrevista individual, são as entrevista de emprego coletivas. Isso porque esse método é muito importante para que o recrutador se informe de diversas informações sobre os candidatos, e se eles sabem desenvolver trabalhos em grupo. Dessa forma, ainda que a entrevista seja realizada coletivamente, cada candidato tem suas habilidades e competências analisadas em grupo mais de forma individual para que seja contratado pela empresa. Entretanto, muitas pessoas ainda possuem muitas dúvidas e receios sobre esse tipo de entrevista, e acabam se sentindo muito pressionados. Saiba neste artigo quais são as 12 dicas para conseguir se sair bem em uma entrevista de emprego coletiva.

Dicas para sair bem em uma entrevista de emprego coletiva

Como já mencionamos, esse tipo de entrevista coletiva tem se tornado cada vez mais normal hoje em dia e deixa muitas pessoas nervosas. Afinal a grande expectativa de conseguir a vaga almejada e obter sucesso, faz com que uma pessoa fique com um turbilhão de sentimentos. Sendo assim quando os processos seletivos acontecem em coletivo, a tensão costuma aumentar ainda mais, devido ao fato de a entrevista ser com um grupo maior de pessoas e concorrentes, que também estão analisando a sua conduta.

Assim para ter um bom desenvolvimento e alcançar resultados positivos, separamos algumas dicas que podem te ajudar facilmente a passar por uma entrevista coletiva e se destacar.

Publicidade

  • Realize pesquisas

Antes de ir na entrevista de emprego, faça uma pequena pesquisa para que consiga obter informações sobre a empresa que este oferecendo uma chance. Além disso é importante analisar dados sobre a atuação no mercado, seus concorrentes, público alvo e trajetória dessa empresa. Isso vai fazer com que fique mais preparado para a entrevista do que os demais candidatos e vai causar boa impressão com o recrutador. Também pode ser muito útil caso seja questionado sobre algo relacionado a empresa.

  • Pontualidade ao chegar na entrevista

Em todas as entrevistas de emprego usam a pontualidade como uma das primeiras formas de avaliação, pois isso reflete muito sobre a responsabilidade e comprometimento do candidato. Sendo assim o melhor a se fazer é planejar a sua rota para que consiga chegar no local da entrevista alguns minutos antes do horário marcado. Até porque chegar atrasado em uma entrevista causa muita negatividade, tanto para o recrutador tanto para os outros candidatos. Assim chegar antes pode somar vantagens em relação a sua entrevista coletiva.

  • Atenção a sua participação na entrevista

Muitas pessoas se enganam que em uma entrevista coletiva nem todas as pessoas participam, mas ainda que o tempo seja reduzido, o candidato deve contribuir durante a seleção. Então busque participar, exponha sua opinião, tente se expressar com todos, mas respeitando todos como concorrentes.

  • Fique com seu histórico de trabalho na ponta da língua caso seja solicitado

Para ter uma participação no processo de seleção coletiva, não é preciso ter um discurso pronto e decorado, o mais importante é mostrar que tem conhecimento sobre seu histórico de trabalho. Assim sua carreia profissional fica destacada, destacando seus pontos positivos, conquistas, objetivos, metas e assim por diante. Certamente essas ações vão fazer se destacar entre os demais candidatos. Vale lembrar que você nunca deve mentir sobre suas habilidades pois pode acabar sendo prejudicado em sua imagem junto ao recrutador.

 

  • Possuir estabilidade emocional.

Busque ficar calmo e ter confiança sobre si mesmo, para que consiga controlar o nervosismo e não cometer nenhum erro na hora de falar. Também ressalte em sua mente que por ser uma entrevista coletiva, existem outros candidatos, e o tempo deles não pode ser tomado. Então se expresse e participe mais respeitando o tempo de todos.

  • Cuidados com a aparência

Muitas pessoas se enganam em imaginar que em uma entrevista coletiva o recrutador não está avaliando sue modo de vestir por ter muitos candidatos. Então o melhor a se fazer é manter cuidados primordiais com a aparência, para que some pontos junto ao recrutador. Sendo assim busque evitar as roupas muito informais e se vista de acordo com o perfil de aparência da empresa que está tentando ingressar. Além disso é importante evitar o excesso de maquiagens, chinelos, roupas com transparência, bermudas e assim por diante.

  • Cautelas com a comunicação verbal e não verbal

Treine bastante as suas habilidades de se comunicar, afinal ter uma boa oratória e saber se expressar de forma clara é fundamental para que o recrutador saiba de tudo que deseja falar de forma direta. Mas também preste atenção em suas expressões corporais, como tom de voz, postura, ações e gestos pois eles são capazes de dizer muito sobre quem você é.

  • Atenção sobre tudo que está acontecendo ao seu redor

Preste muita atenção pois essa dica vai te ajudar bastante para ter um bom desenvolvimento em sua entrevista de emprego. Afinal ao seu redor estão todas as respostas dos candidatos concorrentes, bem como todas as reações dos recrutadores mediantes a essas respostas. Assim é possível captar o que o recrutador está buscando como candidato e analisar bem as suas palavras quando chegar a sua hora de falar. Afinal tudo que está acontecendo ao seu redor pode ser visto como dicas e pistas para de destacar em sua entrevista, então fique atento a tudo que acontece.

  • Cuidado com as brincadeiras durante a entrevista

Existem pessoas que pelo fato de estar rodeadas de pessoas se sentem muito à vontade e falam mais do que necessário ao invés de se sentirem nervosas. Então caso seja uma pessoa assim, fique atento e tome cuidado com as brincadeiras e cautelas para que sua entrevista seja bem vista pelo recrutador. Além disso as brincadeiras podem gerar algumas consequências desagradáveis até mesmo pelos outros candidatos e prejudicar ainda mais sua entrevista.

  • Atenção redobrada para as perguntas feitas a você

Outro detalhe que merece sua atenção, é prestar muita atenção sobre as perguntas que são feitas pelo recrutador. Assim elabore respostas objetivas e inteligentes que o impressionem, e lembre-se se ouvir, bem, se necessário peça que ele repita a pergunta. Além disso todas as suas respostas devem ser elaboradas dentro do que te foi perguntado.

  • Cuidados com sobre falar muito sobre a vida pessoal

Em todas as entrevistas de emprego, pode chegar o momento em que o recrutador queira saber sobe pontos de sua vida pessoal. Mas esse momento merece cautela, afinal é necessário informar apenas o que o recrutador está interessado em saber. É importante prestar atenção, pois muitas pessoas acabam falando além do necessário sobre sua vida pessoal, fugindo do real propósito. Lembre-se que o tempo é curto e sua resposta também deve ser, curta, objetiva e assertiva.

  • Mostrar o seu comprometimento

  • Publicidade

Cada dia que passa as empresas tem buscado por pessoas que tenham comprometimento para fazer parte do seu quadro de colaboradores profissionais. Então é essencial que mostre o quanto é comprometido e deseja crescer junto a empresa, fazendo contribuições necessárias para os negócios da empresa. Contudo, mostrar esse comprometimento não significa se mostrar desesperado por uma vaga de emprego, tenha cuidado em usar suas palavras.

Então nada de falar que está disposto a fazer tudo que dor necessário para mostrar isso para empresa, pois não existe necessidade. Afinal as empresas estão em busca de competências e habilidades especificas que se enquadrem no perfil da vaga ofertada. Assim os recrutadores vão ver o seu perfil com bons olhos e suas chances serão ainda maiores.

Qual a vantagem de uma entrevista de emprego coletiva?

Existe sim algumas vantagens nas entrevistas de emprego que são feitas em coletividade com outros candidatos. Por exemplo, otimiza o tempo de entrevista para empresa, reduz os custos, Coaching como diferencial competitivo, e assim por diante.

Considerações Finais

Ainda que a entrevista de emprego coletiva seja um grande problema para você, com nossas orientações será possível se destacar entre os demais candidatos. Em conclusão, não deixe de seguir nenhuma informação e aplica-la sobre sua vida para que consiga obter a vaga de emprego que almeja.

Agora Que já Leu as Dicas? Faça o Seu Curriculo
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Criar Currículo. Todos os direitos reservados