Saiba Como Desenvolver Seu Primeiro Currículo - Veja Tudo

Publicidade

Mesmo que seja apenas para lutar por uma vaga de um estágio, ou uma vaga de carteira de trabalho, fazer um primeiro currículo é essencial. Mas, sabemos que desenvolver um currículo pode dar uma grande dor de cabeça. Afinal, ficamos cheios de dúvidas, sobre quais informações usar para que o currículo fique excepcional e que te ajude a conquistar a vaga que deseja.

Isso porque os currículos são o primeiro contato de informações que serão apresentadas para o selecionador da empresa empregadora. Sendo assim, basicamente, eles possuem função de passar boa impressão para o empregador. Dessa forma, separamos neste artigo, diversas informações para que saiba como desenvolver seu currículo.

 

  • Montar um cabeçalho

Primeiramente é necessário montar um cabeçalho para seu currículo, então busque colocar seu nome completo em destaque no topo da folha do currículo. Após feito isso, abaixo de seu nome, coloque todos os dados para contado. Vale lembrar que suas informações de dados precisam estar atualizadas para facilitar que o selecionador te encontre.

Assim não existe a necessidade de listar todo endereço completo, apenas informa dados como telefone, e-mail. Por fim não se esqueça que não existe a necessidade de incluir números de documentos pessoais nem data de nascimento. Contudo existem algumas empresas que exigem a data de nascimento, por isso é interessante buscar se informar desse fato antes de formar seu currículo.

Publicidade

  • Informar quais são seus objetivos profissionais

Nessa parte de seu currículo é necessário que informe seus objetivos profissionais de forma simples e direta. Mas não se esqueça que seus objetivos devem estar totalmente relacionados com a vaga de emprego que deseja preencher. Sendo assim, busque desenvolver seus objetivos em poucas palavras, sendo especifico, para que o empregador saiba quais as posições que almeja atuar em sua empresa. Por fim, não se esqueça de evitar frases que sejam genéricas. Por exemplo, contribuir para empresa, ou para conseguir maior oportunidade de crescimento profissional. Então, você deve ser breve, objetivo, simples e único.

  • Experiências profissionais

Caso não tenha nenhum tipo de experiência profissional o melhor a se fazer é pular essa etapa de seu currículo. Mas caso tenha realizado algum estágio, ou tenha alguma outra referência de experiência profissional, inicie listando a mais recente. Mas não se esqueça de informar as datas de entrada e saída, nome da empresa, cargo e as principais atribuições da sua função.

  • Informar as formações acadêmicas

As suas formações acadêmicas devem ser informadas, começando pela mais recente e finalizando pelas mais antigas. Então comece informando, o grau de escolaridade atual, juntamente com o curso, instituição e data de finalização dos mesmos. Mas caso ainda esteja cursando, não esse esqueça de informar esse detalhe em seu currículo. Assim caso não tenha completado algum grau de escolaridade por uma determinada razão, coloque incompleto nesse espaço do currículo. Por fim, não informe todas as escolas que estudou em seus graus de escolaridade, apenas de completou ou não as etapas.

  • Informar os cursos que possui

Caso já tenha realizado algum curso que possa te ajudar a conquistar a vaga, é indispensável que os mencione em seu currículo. Por isso, informe o tipo de curso, a instituição de realização, carga horária e o ano que ele foi concluído. Contudo não é preciso anexar certificados e diplomas em seu currículo, basta menciona-los. Entretanto, só informe os cursos que podem te ajudar a conquistar vaga, não fique informando cursos sem semelhança com a vaga apenas para mostrar que possui formação em alguns cursos.

 

  • Dados adicionais em seu currículo

Essa etapa de seu currículo é opcional. Assim caso já tenha realizado ou ainda realize atividade que estão ligados a vaga disponibilizada, esse espaço é para que as cite. Dessa forma, algumas atividades como intercâmbios e trabalhos voluntários podem incrementar seu currículo nesse espaço em especifico.

  • Formato de currículo que devem ser usadas

Muitas pessoas não sabem mais a apresentação do currículo chega a ser quase tão importante que a apresentação de seu currículo. Contudo isso não significa que seu currículo vai ser escolhido para uma empresa apenas por ele estar bonito. Mas o descuido e desorganização de um currículo faz com que esse documento perca a valorização e um processo seletivo para uma vaga de emprego.

Dicas para formar um currículo

Tamanho de seu currículo

Não se esqueça que seu currículo pode ter no máximo duas páginas. Assim não é preciso ficar contando história de sua vida no currículo, nem ficar colocando as letras pequenas para agredir o documento. Por isso é importante usar uma fonte que possua boa legibilidade após ser impresso. Sendo assim, use fontes de letras formais e facilitem a leitura, e evite as fontes “engraçadas e diferentes”.

Papel que deve ser usado no currículo

Caso entregue em mãos, o melhor a se fazer é imprimir seu currículo em uma folha A4 de oficio branco, ou claro.

Publicidade

Usar Layout

É indispensável que verifique o alinhamento, espaçamento e as apresentações gerais de seu documento. Então isso pode ser feito com facilidade com ajuda de alguns programas de edições conhecidos em todo mundo como Microsoft Word. Assim basta preencher todos os dados e realizar um teste de impressão para analisar se o formato do papel se manteve correto.

 

Faça uma revisão em seu documento

Vale lembrar que um documento quando está com erros de português ou de digitação, faz com que seu perfil seja visto com mal olhos. Afinal isso demostra um desleixo e desorganização, além de muita falta de interesse. Dessa forma o melhor a se fazer é realizar revisões desse documento para que analise se existe algum erro antes que imprima ou envie.

Currículos determinados para cada vaga disponibilizada

 Busque sempre fazer um para cada vaga de emprego, com diferentes objetivos profissionais para os processos seletivos que for fazer parte. Ainda que não tenha alguma experiência profissional, é possível se destacar usando essa dica. Afinal isso aumenta suas chances de ser chamado para a entrevista e conquistar a vaga que almeja.

Considerações finais

Sabemos que desenvolver o primeiro currículo nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso essas orientações e dicas vão te ajudar desenvolver o seu para que consiga conquistar a vaga de emprego que deseja. Em conclusão, orientamos que aplique essas informações e dicas em sua vida para que consiga criar um currículo excepcional para ingressar no mercado de trabalho.

Agora Que já Leu as Dicas? Faça o Seu Curriculo
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Criar Currículo. Todos os direitos reservados