Descubra Como Montar um Currículo Excepcional

Publicidade

Também conhecido como curriculum vitae, os currículos profissionais são uma forma de gênero textual que tem como alvo conquistar uma vaga de empregado disponibilizada por determinada empresa. Por isso, saber montar um currículo bom, faz com que a atenção do selecionador seja voltada de forma positiva para você.

Certamente já deve ter notado que existem vários modelos de currículos presentes hoje em dia no mercado, e que podem ser feitos até mesmo online. Assim, por mais que não exista um modelo certo de currículo, existem algumas orientações para que o currículo possa ficar mais apresentável em sua estrutura e sem erros. Descubra neste artigo como montar um currículo excepcional.

 

Montando um currículo

1°- Foto de Perfil

Atualmente é bastante comum que as vagas de empregos solicitem uma foto do candidato em seu currículo. Contudo isso não é obrigatório para todas as empresas, mas pode sem dúvidas favorecer seu currículo ainda mais. Sendo assim opte por uma foto 3×4 convencional, que deve ser colocada na parte superior do currículo para que ele fique totalmente formal.

Publicidade

2°- Informações pessoais

Certamente será necessário preencher o currículo com algumas informações pessoais essenciais como nome completo, endereço de residência, cidade que reside, telefone e e-mail para contato, e data de nascimento. Além disso esses são apenas um dos dados importantes que devem ser acrescentados nesse documento. Vale lembrar que alguns dados pessoais são irrelevantes e não devem ser acrescentados, como CPF e RG.

3°- Vaga que almeja

Alguns candidatos quando montam seu currículo e optam em escrever a data de trabalho que almeja. Assim isso pode ser bem visto pelas empresas que estão em busca de diversos tipos de profissionais para várias áreas de serviços. Desse modo serve para classificar melhor seu cargo e direcionar sue currículo da melhor forma possível.

4°- Objetivos

Ao montar seu currículo, busque formular uma pequena introdução, de poucas linhas deixando claro seus objetivos e o que pretende desenvolver como profissional de uma empresa. Então busque deixar claro que deseja ampliar seus conhecimentos em diversas áreas profissionais e que almeja produzir juntamente com a empresa que deseja ingressar.

5°- Habilidades profissionais

Muitos modelos e currículos apresentam uma parte em especifico para que deixe as partes de habilidades profissionais presentes em sua vida. Sendo assim é importante escrever algumas habilidades profissionais que podem chamar a atenção do selecionador para que conquiste a vaga disponível.

Contudo é importante informar habilidades que sejam interessantes para a empresa que está oferecendo a vaga. Por exemplo, habilidades relacionadas a comunicação, empatia, trabalho em equipe, planejamento, organização, comunicação, iniciativa, e assim por diante.

6°- Formações Acadêmicas

Sem dúvidas essa é uma das partes mais importantes do currículo profissional que indica o grau de escolaridade do candidato. Por exemplo, formação de segundo grau completo, licenciatura, bacharelado, mestrado, doutorado, pós-graduação, especializações, e assim por diante. Também é importante informar o nome da instituição, data de início e finalização dos percursos acadêmicos.

Mas caso o candidato ainda esteja em período de curso, é possível indicar em parênteses que está traçando sua licenciatura em andamento. Além disso também é importante informar os intercâmbios que já foram realizados por você.

7°- Cursos profissionais complementares

Também é possível incrementar o currículo profissional ainda mais com os cursos realizados que podem aumentar ainda suas chances de conquistar a vaga disponibilizada. Mas não se esqueça de colocar o nome do curso, local de realização e numero de horas e data para ser acrescentado em seu currículo.

8°- Participações em eventos

Algo que poucas pessoas fazem e que podem deixar seu currículo ainda mais atrativo, são as participações em eventos. Por exemplo, como participações em congressos, palestras, workshops e palestras.

9°- Experiencia profissional de mercado

Com máxima certeza, as experiencias profissionais é algo essencial em todos os currículos. Então não se esqueça de informar dados cruciais nesse instante, como nome da empresa, data de início e saída, cargo e funções desempenhadas junto a empresa. Então não se esqueça de apresentar apenas as experiencias de apenas 5 anos, para que o currículo não fique exaustivo e acabe prejudicando sua situação. Não se esqueça que deve informar apenas as experiencias que sejam relevantes e que sejam apresentadas de forma cronológica.

10°- Línguas Estrangeiras

Por fim, para as pessoas que tem conhecimento de línguas estrangeiras, é essencial apresentar esses conhecimentos. Isso porque isso é um grande diferencial e que podem ajudar a conquistar a vaga disponível. Então, apresente também a instituição, data de realização e término do curso, e informar o nível básico, avançado e intermediário.

 

Dicas para elaborar um currículo excepcional

Linguagem simples

Nem sempre usar uma linguagem que seja difícil e sofisticada é a melhor forma de impressionar os selecionadores de vagas de empresas. Sendo assim o melhor a se fazer é usar uma linguagem de escrita simples para ajudar o selecionador a ler de forma simples e direta as informações de seu currículo.

Não seja uma pessoa prolixo

Ainda que seja uma pessoa que tenha uma extensa experiencia profissional e acadêmica, não se deve elaborar um currículo com mais de duas páginas, para não ficar exaustivo. Desse modo tente imaginar que muitas pessoas estão de olho nessa vaga, o que faz com que o selecionador não tenha tempo para ler todas as informações de seu currículo.

Elaborar currículo com muita organização

Certamente não existe nada mais prazeroso que ler um documento que esteja elaborado com organização. Dessa forma é muito importante que use subtítulos, letras em negritos e bons recursos para fazer com que o leitor veja que seu currículo está organizado.

Não colocar informações falsas

Mesmo que seja algo considerado óbvio, é importante elaborar um currículo apenas com informações e dados honestos. Além disso as informações falsas podem acabar sendo desagradáveis para você se forem descobertas pelo selecionador na entrevista.

 

Revisão Final do currículo

Não existe nada mais frustrante de que analisar que o currículo está com erros de digitação e ortografia no momento da entrevista. Por isso antes de imprimir seu currículo faça uma revisão final antes que seu currículo seja enviado para vaga de emprego que almeja. Então leia com cuidado as informações antes de finalizar seu currículo.

Publicidade

Currículo Lattes x Currículo Vitae

Os currículos vitae tem como objetivo destacar as experiencias profissionais, e os currículos lattes tem o intuito de apresentar as informações relevantes de toda a trajetória acadêmica de uma pessoa. Sendo assim ele é apenas um modelo de currículo acadêmico. Atualmente no Brasil, existe uma plataforma que é gerenciada pelo CNP, que promove a investigação cientifica chamada de plataforma lattes.

Nessa plataforma os estudantes e pesquisadores podem fazer um cadastro de toda sua percussão acadêmica. Além disso podem ser incluídos cursos superiores, participações e apresentações em publicações, prêmios e congressos. Mas o melhor é que essa plataforma está disponível para consulta pública. Assim pode ser possível encontrar currículos de inúmeros pesquisadores do Brasil.

Considerações Finais

Certamente os currículos são uma ferramenta poderosa que dão o primeiro acesso a uma vaga de emprego. Sendo assim, é indispensável ter conhecimentos para Montar um Currículo. Em conclusão, não deixe de seguir essas orientações e dicas para que consiga Montar um Currículo excepcional.

Agora Que já Leu as Dicas? Faça o Seu Curriculo
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Criar Currículo. Todos os direitos reservados